Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Estreante na Série A do campeonato amazonense de 2025, o Sete FC é a primeira SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Amazonas. O clube foi fundado em 2022 e começou disputando torneios de base como equipe amadora.
Em 2024, ganhou o Campeonato Amazonense Série B, conquistando o acesso à elite estadual ao superar times tradicionais como Fast, Sul América e CDC Manicoré.
Leia também: Nacional vence o Sete FC por 3 a 0 e segue invicto
Para conhecer melhor a equipe, o Portal RIOS DE NOTÍCIAS visitou a sede do clube, localizada no bairro Novo Israel, na zona Norte de Manaus, e conversou com o gerente de futebol Jonathan Bruno para entender as expectativas e a estruturação do time para esta nova fase.
“Queremos nos manter na primeira divisão. Temos um elenco jovem e qualificado, e vamos brigar por classificação. Quem sabe até pelo título. O Sete mostrou que entrou no campeonato como zebra. Ninguém nos conhecia, era nossa primeira participação e enfrentamos equipes tradicionais. Mesmo assim, conseguimos fazer uma grande campanha e sair campeões invictos”, afirmou Jonathan Bruno.
O gerente do clube explicou que foi essa trajetória inesperada que inspirou a escolha do mascote, o astronauta, simbolizando “a chegada a um território desconhecido”. Além disso, o nome “sete” foi escolhido por ser um número bíblico, considerado perfeito, místico e espiritual, associado à sabedoria.
Modelo de gestão e estrutura do clube
Sendo a primeira SAF do Amazonas, o Sete FC adota um modelo de gestão que transforma clubes de futebol em empresas, regulamentado pela Lei 14.193/2021. O clube conta com apoio de empresários do bairro onde foi fundado, incluindo o presidente do projeto, Cícero da Silva.
“A SAF é uma empresa, então o investimento é próprio, e nós batalhamos muito por isso. No primeiro ano, tivemos o suporte de nossos apoiadores. Agora, queremos nos estruturar para nos mantermos e seguirmos competitivos nos próximos anos”, explicou Jonathan Bruno.
Destaques do time
O atacante Allendy Matellus, artilheiro da equipe na Série B de 2024, mantém expectativas altas para a atual temporada. Apesar dos tropeços no início da temporada, que resultaram na demissão do técnico Renato Donizeti, o jogador pede que a torcida continue apoiando o time.
“As expectativas são altas para esse campeonato, mas o que passou ficou para trás. Quero fazer uma nova campanha e buscar novas conquistas, quem sabe ficar entre os artilheiros novamente. Peço que os torcedores não desacreditem da gente. Mesmo com essa derrota e esse empate, eles vão nos motivar para buscarmos boas atuações e, claro as vitórias”, disse o jogador.
Já o lateral Daniel Gonçalves, que passou por clubes como Futebol Clube Rio de Janeiro e Paduano, chegou ao time para reforçar o elenco e falou sobre sua adaptação.
“Está sendo uma experiência muito boa. É um ambiente totalmente diferente do que eu estava acostumado, mas já aprendi bastante com os profissionais daqui, que são muito qualificados. Tudo isso reflete dentro de campo”, afirmou o lateral.
Próximo desafio
O Sete FC soma um ponto na tabela, após duas derrotas e um empate. Confira o próximo confronto que pode garantir o astronauta no playoff do Barezão:
- Sete FC x Manauara – Domingo, 9/2, no Estádio Carlos Zamith (4ª rodada)