Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Marcada para este domingo, 28/7, a convenção partidária da Federação PSOL-Rede foi adiada para o próximo domingo, 4/8, no mesmo dia em que a Federação PT, PCdoB e PV oficializará a candidatura de Marcelo Ramos (PT) a prefeito de Manaus.
A convenção que seria realizada na Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no bairro Chapada, na zona Centro-Sul de Manaus, irá oficializar o nome da advogada Natália Demes como candidata à Prefeitura de Manaus pela Federação PSOL-Rede.
Leia também: Racha no PSOL: Marcelo Amil denuncia presidente municipal e é acusado de violência de gênero
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Natália Demes que é presidente do PSOL Manaus para obter mais detalhes sobre este adiamento, mas ela se limitou a confirmar o reagendamento da convenção.
De acordo com a Executiva Municipal do PSOL Manaus na última sexta-feira, 26/7, foi decidido o adiamento pela necessidade de ter mais tempo para aprofundamentos dos diálogos sobre a tática eleitoral majoritária.
“A mudança da data vai possibilitar a necessária adequação das condições para a formalização da Convenção e a plena participação dos membros do partido, garantindo a realização de um evento de maior qualidade e com a presença mais ampla de filiados”, justificou a Executiva Nacional.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com Marcelo Ramos (PT) para saber sobre um possível alinhamento da esquerda em Manaus, já que a agora a convenção da Federação PSOL-Rede será no mesmo dia da convenção da Federação PT, PCdoB e PV.
“É uma decisão interna deles [PSOL] e não sei os motivos. Nós continuaremos fortalecendo nossos laços com a REDE e dialogando com a Federação”, pontuou.
O advogado Marcelo Amil do PSOL que desde maio tenta deslegitimar a candidatura de Natália Demer – o que ocasionou um racha no PSOL – também foi contactado, mas não retornou. O espaço segue aberto.
Convenção Partidária
De acordo com o art. 87 do Código Eleitoral, todo candidato e candidata a cargo político deve se filiar a um partido. As convenções partidárias existem para que os filiados reúnam-se junto ao diretório do partido e para definir quem serão os candidatos que irão representar o partido na disputa eleitoral.
As convenções são fundamentais para garantir e fortalecer os partidos políticos. Elas contam com a participação dos quadros organizacionais, parlamentares, filiados, convidados e a sociedade civil em geral.
A Federação PSOL/Rede
A Federação é uma organização política formada no ano de 2022 pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Rede Sustentabilidade (REDE).
Seu programa e estatuto foram divulgados em 17 de maio de 2022; seu pedido de registro protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 24 de abril e seu estatuto foi aprovado em 26 de maio do mesmo ano. Em junho de 2023, somados os dois partidos, a federação contava com 333.533 filiados
A Federação é composta pelos dois partidos políticos possui, no total, uma bancada de 14 deputados federais. Mas desde a desfiliação do senador Randolfe Rodrigues da REDE em 18 de maio de 2023, não possui representação no Senado Federal.