Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Os radares de velocidade instalados na avenida do Turismo, na zona Oeste de Manaus, começam a multar a partir desta quinta-feira, 2 de janeiro, em diferentes pontos estratégicos da via. As “corujinhas”, como são conhecidos popularmente os aparelhos eletrônicos, têm como objetivo conter o número crescente de acidentes fatais de trânsito.
De janeiro a novembro deste ano, houve um aumento de 19% no número de óbitos no trânsito em comparação com o mesmo período de 2023, segundo dados do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). No total, 292 pessoas perderam a vida nas vias da cidade neste ano, enquanto no ano anterior esse número foi 228.
Leia também: Ônibus da linha 059 pega fogo na avenida Torquato Tapajós, em Manaus
A fiscalização eletrônica havia sido desativada em Manaus no ano de 2015, mas foi reimplantada em 2024. Os locais de instalação foram selecionados para cobrir áreas de grande fluxo de veículos e potenciais riscos de acidentes.
Ainda nesta quinta-feira, a Prefeitura de Manaus deve realizar uma coletiva de imprensa para detalhar o encerramento do período educativo e de adaptação do novo sistema de fiscalização eletrônica implantado ao longo da avenida, no Tarumã.
Veja os locais de Instalação dos Radares
1 – Avenida do Turismo – Ponta Negra – sentido complexo turístico Ponta Negra
2 – Avenida do Turismo, oposto condomínio Mediterrâneo 1 – Tarumã sentido aeroporto Eduardo Gomes
3 – Avenida do Turismo/avenida Thales Loureiro – Ponta Negra sentido complexo turístico Ponta Negra
4 – Avenida do Turismo, oposto ao residencial Viver Tarumã – Tarumã-Açu sentido Oeste
5 – Avenida do Turismo, em frente ao condomínio Viva Vida Tarumã – Tarumã sentido Leste
6 – Avenida do Turismo, escola municipal Marechal Cândido Rondon/ponte do Igarapé da Bolívia – Tarumã sentido Norte
7 – Avenida do Turismo, oposto a empresa Vida Film, Tarumã sentido Oeste
Radares insuficientes
Em entrevista ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, no dia 6 de dezembro, o especialista Manoel Paiva alertou que os radares instalados na avenida são insuficientes para o tamanho da via, que precisa de mais controle.
“A avenida do Turismo é extensa e requer mais radares. Além disso, é necessário instalar equipamentos de fiscalização em vias como a Constantino Nery, Torquato Tapajós, estrada da Ponta Negra, avenida das Flores, avenida das Torres e Desembargador João Machado“, destacou.
Em entrevista a uma emissora local, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou que a prefeitura planeja expandir o sistema de radares com a instalação de novos equipamentos em, pelo menos, outras cinco vias da capital, além da Avenida do Turismo.
“Vamos instalar radares na Coronel Teixeira, Torquato Tapajós, Avenida das Torres, além de mais duas avenidas, totalizando seis vias no total”, afirmou Almeida, na ocasião.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS, procurou a Prefeitura de Manaus para saber se já existe uma previsão de datas para a implementação desses radares nas vias mencionadas, bem como se há outras informações sobre o cronograma e o processo de instalação, mas ainda aguarda o retorno. O espaço segue aberto.