Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) culpar os partidos políticos pela diminuição das mulheres em seu governo, o presidente do Partido Novo, Eduardo Ribeiro, o acusou de ser “covarde” e “hipócrita”.
“Lula é um covarde por se eximir da responsabilidade de cumprir suas promessas e de valorizar as mulheres no primeiro escalão. E um hipócrita por fingir que realmente se importa com isso”
Eduardo Ribeiro, presidente do Partido Novo
O presidente nacional do Novo fez uma publicação nas redes sociais comentando uma matéria em que Lula culpa partidos pela redução de mulheres no primeiro escalão do governo federal.
Durante o encontro com a imprensa no Palácio do Planalto, na data do seu aniversário de 78 anos, na última sexta-feira, 27/10, Lula afirmou que a responsabilidade pela falta de mulheres em seu governo recai, em parte, sobre os partidos políticos aliados.
Ele explicou ainda que, ao abrir espaço para indicações em vagas ocupadas por mulheres, foram os próprios partidos que sugeriram nomes masculinos para substituí-las, tornando a tarefa de aumentar a presença feminina no governo desafiadora. O presidente Lula enfatizou que lamenta profundamente não poder indicar mais mulheres que homens para cargos de destaque em seu governo.
“Acontece que, quando você estabelece uma aliança com um partido político, nem sempre o partido tem uma mulher para indicar, mas isso não quer dizer que eu não possa tirar homens e colocar mulheres no governo”, disse o presidente.
Lula também destacou que, com apenas dez meses de mandato, ainda pode realizar mudanças significativas em seu governo e buscar uma maioria de mulheres em seu primeiro escalão.
Ainda de acordo com ele, a falta de mulheres nas indicações se deve às circunstâncias, embora tenha afirmado que pediu aos partidos aliados que fizessem um esforço para indicar mulheres.
Demissões
Recentemente, Lula demitiu três mulheres que ocupavam cargos de destaque em seu governo. Rita Serrano deixou a presidência da Caixa Econômica Federal e foi substituída por Carlos Vieira, aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
Além disso, Ana Moser, que era ministra do Esporte, foi substituída pelo deputado André Fufuca, indicado pelo partido de Lira.
Também, Daniela Carneiro, que exercia o cargo de ministra do Turismo, deixou o governo após uma relação conturbada com o Republicanos, sendo substituída pelo deputado Celso Sabino.