Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Três pessoas, de 22, 26 e 32 anos, foram presas por tráfico de drogas nessa segunda-feira, 3/2, durante uma operação na região conhecida como “Boca da Onça”, no bairro Centro, zona Sul de Manaus.
Segundo informações da Polícia Militar, as incursões na localidade estão sendo realizadas devido à intensa movimentação do tráfico de drogas, formando uma “cracolândia” na área. Durante a operação, os agentes perceberam a atitude suspeita do trio.
Foram apreendidas porções de oxi, uma balança de precisão e R$ 392 em espécie. Um dos presos já possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas. O trio foi encaminhado, juntamente com o material apreendido, ao 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP).
As Forças de Segurança do Amazonas têm intensificado operações na região, pois a aglomeração de usuários de drogas mudou de local, deslocando-se para a Orla da Manaus Moderna. Antes grupo se concentrava ao lado do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, também no Centro de Manaus.
Vídeos que viralizaram nas redes sociais, mostram que os usuários improvisaram barracas para se abrigar, que também servem como esconderijos para o consumo de entorpecentes. O local fica próximo à margem do Rio Negro, representando um perigo devido à crescente subida do afluente.
Operação na Boca da Onça
No dia 28 de janeiro, as Forças de Segurança do Amazonas já haviam realizado uma operação de combate ao tráfico de drogas na região, com a participação de policiais militares e civis. As buscas tinham como objetivo a prisão de traficantes e integrantes de organizações criminosas que atuam na área comercializando entorpecentes.
Segundo o coronel Vinícius Almeida, secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o trabalho na região é contínuo. Apenas em 2024, mais de 50 pessoas foram presas na localidade por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas.
No entanto, o secretário destacou a importância da atuação conjunta com órgãos voltados para os direitos humanos.