Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um esquema de tráfico de drogas foi desmantelado pela Polícia Federal durante a Operação “Livro de Sal” realizada nesta terça-feira, 13/11, em Manaus. O grupo criminoso utilizava livros didáticos para enviar drogas da capital amazonense para o Estado de São Paulo, utilizando remessas postais via correios.
Segundo o titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, da Polícia Federal, Lucas Montenegro, o indivíduo contava com a participação da sua mãe para fazer os envios.
“Foi observado que um indivíduo enviava via correios remessas de entorpecentes para o Estado de São Paulo dissimulada em livros didáticos, inclusive utilizou a mãe para o envio”, disse o delegado.
As investigações tiveram início após a apreensão de cocaína em encomendas, revelando um esquema financeiro movimentando mais de R$ 1 milhão. Sete mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva foram cumpridos contra suspeitos de tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
“As investigações conseguiram identificar um grupo criminoso responsável pela lavagem de capitais. Nesse sentido, foi deferido judicialmente 10 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva e sete de busca e apreensão” , explicou Lucas Montenegro.
O desdobramento da operação permitiu a identificação de um grupo criminoso especializado em lavagem de capitais. O nome da Operação “Livro de Sal” faz alusão ao fato de os entorpecentes apreendidos estarem camuflados em caixas junto a livros, onde o “sal” simboliza a presença de cocaína.