Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou nesta quarta-feira, 30/10, quais são as obras prioritárias para execução nos próximos quatro anos da gestão municipal. Intervenções viárias para a mobilidade urbana estão entre as principais ações.
Os detalhes foram revelados durante o anúncio da recondução do vice-prefeito eleito, Renato Júnior (Avante), à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) após o período de eleições.
“Nós temos um grande complexo viário na ‘Bola do Produtor’. […] Nós temos o desafio de buscar recursos para interligar a Max Teixeira com a avenida do Turismo. Nós temos agora o recapeamento completo da Avenida Coronel Teixeira, no trecho da bola do Coco até a Prefeitura. Com isso, a gente vai devolver as três pistas da Coronel Teixeira”, explicou o prefeito.
Leia mais: David Almeida anuncia retorno de Renato Júnior à secretária de Obras em Manaus
David Almeida ressaltou que após a construção da ciclovia ao lado do calçamento na via situada na zona Oeste, não existe mais a necessidade de se manter a ciclofaixa na pista. Por isso, se faz necessário o recapeamento na avenida Coronel Teixeira.
“Na avenida do Turismo, nós temos agora a oportunidade de alargar mais uma faixa de cada lado da pista, naquele trecho do aeroporto até a bola do Coco, na Porta Negra. Aí você interliga ao Anel Sul, que chamam de Rapidão. Eu vou chamar essa parte de Rapidinho, […] já preparando Manaus para o futuro, porque ali é o lugar que mais cresce em Manaus”, comentou.
Outras intervenções
Até o primeiro semestre de 2025, deve ser assinada a ordem de serviço para a construção de um novo viaduto para interligar a avenida Pedro Teixeira ao bairro Compensa. O projeto irá homenagear o empresário amazonense José Ferreira de Oliveira, conhecido como “Passarão”, falecido em maio de 2023.
“O cara que criou uma estrutura portuária fantástica […], que foi o José Oliveira, o chamado ‘Passarão’, que criou o Porto Chibatão. Então, aquele complexo lá da Compensa com a Pedro Teixeira nós vamos homenagear um dos maiores empreendedores da nossa cidade”, explicou Almeida.
Dentre as três opções de locais para a construção do primeiro hospital municipal de Manaus, o mais provável fica localizado no bairro planejado Parque Mosaico, na zona Oeste. A estimativa, segundo David Almeida, é de que em alguns anos, mais de 200 mil pessoas vivam na região.
“Aqui em Manaus sempre foi feito assim: faz-se uma ocupação, depois chegam os serviços públicos. Neste lugar nós já estamos construindo a UBS, a escola, o Cras, muito provavelmente o hospital municipal, um terminal de ônibus, vamos levar uma creche para aquele local, já preparando para quando esse ‘boom’ chegar já terem essas estruturas, e eu não precisar desapropriar”, destacou o prefeito.