Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em entrevista à Rede RIOS DE COMUNICAÇÃO nesta quarta-feira, 22/5, o prefeito David Almeida anunciou uma série de novidades em primeira mão sobre projetos de mobilidade urbana, regularização fundiária e segurança que devem ser concluídos até o final de seu mandato, em 31 de dezembro de 2024.
A partir de junho, a Avenida Constantino Nery, a partir do Boulevard, será completamente recapeada. Segundo o prefeito, a obra segue a recente revitalização da Avenida Torquato Tapajós, que já foi recapeada do trecho do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes até o Aeroclube de Manaus.
“Nós vamos ter um tapete na avenida que vai melhorar a questão viária e também do escoamento do transporte coletivo”, disse Almeida.
Mobilidade Urbana
Além disso, entre os dias 20 e 25 de junho, será entregue o Terminal de Integração 7, que promete resolver os problemas de transporte na zona Oeste, beneficiando quem vem pela BR-174 de cidades como Boa Vista e Itacoatiara. O novo terminal, segundo Almeida, contará com tecnologia avançada, incluindo painéis de LED e câmeras de segurança. Além disso, ele afirmou que o aplicativo “Cadê Meu Ônibus” será aprimorado, permitindo que os usuários saibam exatamente onde seus ônibus estão em tempo real, oferecendo mais conforto e eficiência.
O gestor municipal também falou das reformas completas do Terminal 2, na Constantino Nery, e está em processo de melhorar o Terminal 3. Em seguida, iniciará as reformas dos Terminais 4 e 5.
Em seu quarto ano da gestão, Almeida lembrou que conseguiu evitar greves e manter a eficiência administrativa. A cidade realiza cerca de 7.300 viagens de ônibus diariamente, começando às 3h30 da manhã, para atender os trabalhadores que iniciam cedo suas jornadas.
“Temos uma frota operante em torno de 1.800 ônibus. Desse total, 44% tem ar-condicionado. Nós já contratamos mais de 378 ônibus novos com ar-condicionado, fora os ônibus seminovos. Temos todo um trabalho administrativo de gestão que melhorou o sistema de transporte coletivo”, afirmou.
Outra melhoria mencionada pelo prefeito é a implementação de uma mudança na Faixa Azul que fica próximo à Arena da Amazônia. Segundo ele, a intervenção permitirá que os ônibus saiam do Terminal 1, na Constantino Nery, até o Terminal 7 sem interrupções semafóricas, resolvendo um dos principais gargalos no trânsito dessa área.
Regularização fundiária
Outra novidades revelada foi a doação de terras pela Arquidiocese de Manaus, no bairro São Raimundo, na zona Oeste da cidade. Graças à doação, 900 lotes serão regularizados, proporcionando segurança fundiária aos moradores que vivem na área há mais de 150 anos.
“O nosso cardeal Leonardo Steiner foi quem nos conseguiu, então queremos agradecer. Agora, vamos avançar também para algumas partes de terras ali nos bairros do Morro da Liberdade, Betânia e São Lázaro, na zona Sul”, destacou.
Segurança
David Almeida destacou a redução no número de assaltos em ônibus, que caiu de 75 para 38 neste ano, graças à instalação de câmeras de segurança dentro dos coletivos e à presença reforçada da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
“Com a vinda dos novos guardas municipais, pelo concurso público, queremos diminuir drasticamente ou, se possível, zerar os assaltos nos ônibus. Nós vamos implementar uma ronda para os ônibus, outra para os terminais, além dos grandes centros comerciais, como mercados e feiras. Onde tiver um grande fluxo, atuaremos com a guarda municipal”, enfatizou.
Para reforçar a segurança, Almeida acrescentou que a guarda municipal receberá novos armamentos, incluindo escopetas e fuzis, tornando-se uma força de segurança ainda mais preparada para atuar em diversas frentes na cidade.
Turismo
David Almeida destacou a instalação de uma ponte no píer turístico de Manaus, com inauguração prevista para 9 de junho. O objetivo é atrair a população para o centro histórico da cidade, revitalizando a área.
Pontos atrativos como o Mirante Lúcia Almeida, o Largo da Ilha de São Vicente e o Casarão Thiago de Mello fazem parte de um esforço maior para transformar o Centro em um local vibrante e habitável.
“Nunca se foi tanto para o Centro, nessa área histórica, onde a cidade de Manaus nasceu. O primeiro ponto é atrair a população. O segundo, é povoar o Centro“, explicou.
Para isso, o prefeito anunciou a construção de um residencial próximo ao Mirante Lúcia Almeida, com 250 moradias e garagem, destinado principalmente a servidores públicos.
Além de atrair e repovoar o centro histórico, a administração municipal planeja levar serviços essenciais para a região. Almeida mencionou a intenção de adquirir o complexo Booth Line, que fica em frente ao Porto de Manaus, para construir um edifício de quatro andares que abrigará quatro secretarias municipais, com o intuito de descentralizar os serviços públicos e facilitar o acesso da população.