Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), detalhou nesta quinta-feira, 31/10, durante visita técnica ao canteiro de obras, como anda o progresso do futuro Parque Encontro das Águas, localizado na avenida Desembargador Anísio Jobim, bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste.
Projetada em 2006, a obra recebeu inovações urbanas para sua construção em 2024, pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), dando ao espaço configurações de parque. O projeto arquitetônico do mirante tem desenho do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, que desenhou Brasília.
“Esta é uma obra bem complexa. Existe um trabalho arqueológico, pois foram encontradas umas urnas e isso atrasou em um ano a obra. Estão sendo resgatados achados arqueológicos e isso é importante pois vai agregar a exposição do parque. Nós tivemos que refazer todo esse projeto”, explicou David Almeida em entrevista coletiva.
Leia mais: David Almeida anuncia obras viárias e hospital municipal para Manaus
O chefe do executivo municipal ressaltou que por conta da altura do barranco onde será localizado o mirante com vista para o Encontro das Águas, é nessessário um trabalho de concretagem para a contenção da encosta. David Almeida destacou que a obra deve ser entregue em homenagem ao aniversário de Manaus, no segundo semestre de 2025.
“Aqui vai ter restaurante, lanchonete, parque, playground, playpet, tudo isso às margens do Rio Negro, do Encontro das Águas. Talvez, este será um dos pontos turísticos mais visitados, principalmente durante o dia. Esta é uma obra estruturante para o turismo da cidade de Manaus”, detalhou o prefeito.
O espaço terá uma visão privilegiada da natureza – dos rios Negros e Solimões, que não se misturam – e à arquitetura, está em construção pelo consórcio Encontro das Águas, formado pelas empresas F N Crespo Neto e Cia Ltda. e RED Engenharia Ltda.