Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Durante a inauguração de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na quinta-feira, 23/1, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), fez críticas a deputados federais que, segundo ele, não destinam recursos de emendas parlamentares à cidade, apesar de receberem expressiva votação na capital.
Em tom ameaçador, ele declarou: “Eu vou falar de todos os deputados federais que recebem os votos de Manaus e viram as costas para Manaus. Em toda inauguração, vou falar de um.”
A fala de David parece direcionada principalmente a Alberto Neto (PL) e Amom Mandel (Cidadania), adversários políticos com quem já se enfrentou nas eleições passadas. Durante a campanha, ele adotou a estratégia de rotular opositores como “inimigos de Manaus”, um discurso que surtiu efeito na época e que agora tenta repetir.
David também aproveitou a ocasião para exaltar aliados, destacando o secretário municipal de Assistência Social e deputado federal licenciado Saullo Vianna (União) e o ex-deputado Marcelo Ramos (PT). Ele atribuiu a ambos a viabilização de importantes ações para a cidade.
Segundo o prefeito, as emendas de Saullo são responsáveis por programas como o Prato do Povo, que oferece quase 15 mil refeições diárias. Já Marcelo Ramos foi reconhecido pela destinação de recursos que permitiram a reforma de 18 das 22 estruturas de assistência social da prefeitura.
“Nós temos o Prato do Povo, que o deputado Saullo destinou uma emenda para atender quase 15 mil refeições por dia. Essa emenda é iniciativa do Saullo. E, através da emenda do Marcelo Ramos, estamos reformando 18 das 22 estruturas de assistência social da Prefeitura de Manaus. Ao Marcelo Ramos, a minha gratidão. Muito obrigado, amigo. Precisamos de mais deputados como você e o Saullo”, afirmou David.
Em contrapartida, o prefeito criticou parlamentares que, segundo ele, ignoram as demandas da cidade: “Tem deputado federal que não destinou R$ 1,00 para Manaus, mas teve 90% dos votos aqui. Trata mal a população.”
Resposta de Alberto Neto às acusações
As críticas de David Almeida geraram reação imediata. O deputado federal Alberto Neto (PL) classificou as falas do prefeito como uma tentativa de desviar o foco da gestão, que, segundo ele, apresenta problemas estruturais e falta de resultados.
“David Almeida faz um discurso como se estivesse em plena campanha eleitoral, acusando a mim e ao deputado Amom de nunca termos mandado emenda parlamentar para a Prefeitura de Manaus”, respondeu Alberto Neto. Ele destacou que as declarações do prefeito são “fake news para esconder a incompetência da sua gestão“.
O deputado também apontou falhas na administração de David, lembrando promessas não cumpridas e a má utilização de recursos financeiros. “Aliás, ele prometeu asfaltar 10 mil ruas, e até agora o povo manauara não conseguiu enxergar isso. A falta de infraestrutura da cidade, que inclusive ele pegou até um empréstimo de quase R$ 2 bilhões, é a cara da incompetência da sua gestão.”
Para Alberto Neto, a administração de David Almeida carece de planejamento e transparência. Ele concluiu: “O que está faltando para essa gestão é projetos, administração séria, sem cruzetagem. É tratar com seriedade, com transparência o dinheiro público.”