Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou uma coletiva de imprensa para esta quarta-feira, 30/10, às 9h, na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), onde revelará o novo titular da pasta de obras do município.
O nome mais cotado para substituir o atual secretário, Heliatan Botelho, é o do deputado estadual Saullo Vianna (União), articulado pelo deputado federal Pauderney Avelino (União). Vianna, se confirmado, assumirá o comando de uma secretaria estratégica, com orçamento de R$ 881 milhões para 2024.
Leia também: Com gestão marcada por empréstimos, David Almeida terá orçamento histórico de R$ 10,5 bi em 2025
Troca de cadeiras na Câmara Federal
A possível ida de Saullo Vianna para a Seminf abriria uma nova movimentação política: a volta de Fausto Júnior para o mandato de deputado federal. Fausto havia deixado a bancada do Amazonas em fevereiro deste ano para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) do Governo do Amazonas, permitindo que Pauderney ocupasse a vaga no Congresso.
Nos bastidores, acredita-se que Marcellus Campêlo reassumirá a Sedurb, permitindo que Fausto retorne a Brasília. Pauderney Avelino, que também é do União Brasil, seria então beneficiado com a permanência no cargo de deputado federal caso Saullo deixe a Câmara Federal e assuma o cargo na gestão de David Almeida.
União Brasil e a questão partidária
O possível movimento ocorre em meio a uma advertência do União Brasil à conduta de Saullo Vianna, que contrariou a orientação da legenda ao não apoiar o candidato oficial do partido a prefeito de Manaus, Roberto Cidade, durante as eleições de 2024.
A Executiva Nacional reforçou, em comunicado, que desobedecer a diretriz poderia acarretar penalidades, incluindo o afastamento de Vianna por infidelidade partidária. Entretanto, a proximidade de Vianna com David Almeida, que também é prefeito reeleito, reforça a articulação para sua nomeação à frente da Seminf.
Volta de Renato Júnior
Outra possibilidade mencionada nos bastidores políticos é o retorno de Renato Junior (Avante) ao comando da Seminf, cargo que ocupou antes de se candidatar como vice na chapa reeleita de David Almeida. Amigo próximo e pessoa de confiança do prefeito, Renato assumiu a secretaria após dois anos de mandato, substituindo Marcos Rotta, que foi remanejado para a Casa Civil. Sob sua gestão, o principal projeto da Seminf foi o “Asfalta Manaus”, com a meta de pavimentar 10 mil ruas, mas que alcançou apenas 3 mil até o final do período.
A decisão deve ser confirmada oficialmente durante a coletiva de imprensa, aguardada para definir o futuro das lideranças locais e a configuração da representação do Amazonas no cenário político federal.