Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Os candidatos a prefeito de Manaus David Almeida (Avante) e o Roberto Cidade (União Brasil) não devem comparecer ao debate da TV A Crítica, que será realizado na noite desta terça-feira, 1°/10. O embate entre os pretensos prefeitos da capital amazonense será mediado pelo jornalista Chico Pinheiro.
Almeida e Cidade, que optaram por não divulgar suas agendas de campanha para esta terça, 1º, ainda não confirmaram sua ausência oficialmente. Alberto Neto (PL), Amom Mandel (Cidadania) e Marcelo Ramos (PT) já confirmaram sua participação no debate e seu compromisso com o pleito.
Os demais candidatos, Gilberto Vasconcelos (PSTU) e Wilker Barreto (Mobiliza) não foram convidados pela emissora, pois suas legendas partidárias não possuem representação mínima no Congresso Nacional.
Leia mais: David Almeida justifica ausência em debates por medo de discussão: ‘está tendo até cadeirada’
Apoiado pelo governador Wilson Lima (União Brasil), Roberto Cidade não deve participar do debate por receio da equipe de campanha dos impactos do escândalo eleitoral de Parintins, envolvendo diretamente familiares do candidato, que também é presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
A reunião entre secretários da Alta Cúpula do Governo do Amazonas que deu origem às denúncias de uso da força policial para perseguir opositores e favorecer a candidatura de Brena Dianá (União Brasil) ocorreu em uma propriedade da prima de Roberto, Adriana Cidade, em Parintins.
Já David Almeida não esteve presente em nenhum dos debates promovidos por emissoras de televisão, aos quais ele foi convidado. Nessa segunda-feira, 30/9, o atual prefeito justificou sua ausência em embates televisivos, por medo de discussões.
“Eu não fujo de debates, nem me recuso a responder. Tanto que estou aqui. E outra, por que não fui aos debates da TV? Porque, hoje, até cadeirada está tendo”, disse David Almeida ao relembrar o episódio em que José Luiz Datena (PSDB) deu uma cadeirada no adversário Pablo Marçal (PRTB), durante um debate de TV em São Paulo.