Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), foi um dos poucos candidatos que buscam reeleição a faltar no primeiro debate entre candidatos à prefeitura, realizado em 13 capitais do país. O debate foi organizado e transmitido pelo Grupo Bandeirantes, na quinta-feira, 8/8.
O atual chefe do executivo de Boa Vista (RR) Arthur Henrique (MDB), foi convidado para o debate em sua cidade, mas também não compareceu. Já David Almeida chegou a confirmar presença no evento em Manaus, mas depois optou por não participar.
Em nota enviada à emissora, a assessoria de David Almeida disse que a ausência do candidato se deu pelo perfil dos adversários, que “não vêm debatendo os problemas da cidade e nem propostas, mas vêm direcionando ataques ao prefeito”, justificou, reforçando que existem ataques sistemáticos para desconstruir sua imagem.
Leia mais: Saúde e segurança pública são destaques no primeiro debate em Manaus
Em Manaus, outros quatro candidatos participaram. Marcelo Ramos (PT) criticou duramente a ausência de Almeida, classificando-a como “um ato de desamor com a população e lamentável”. Alberto Neto (PL) foi mais incisivo, chamando o prefeito de “fujão” e afirmando que o atual prefeito está fugindo por ter cumprido apenas 30% das promessas de campanha. Amom Mandel (Cidadania) e Roberto Cidade (União) também compareceram.
Os candidatos ao executivo municipal puderam expor suas propostas em 13 capitais do país: Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).
O Grupo Bandeirante adotou o critério de que é necessário que os partidos dos candidatos tenham pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional para que eles possam participar dos debates. Os que não se enquadram nesta regra, não foram convidados.
Outras ausências
Em Goiânia (GO), seis candidatos foram convidados, mas apenas cinco se fizeram presentes no debate. Vanderlan Cardoso (PSD) não compareceu, justificando que precisaria ir a Brasília (DF) e não conseguiria retornar para o debate.
Já em Natal (RN), quatro candidatos receberam o convite, e três deles participaram do evento. O ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD), disse precisar estar ausente por conta de uma agenda do partido, em Fortaleza (CE).