Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O prefeito David Almeida (Avante) exonerou Osvaldo Cardoso do cargo de diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de quinta-feira, 21/12.
Em seu lugar, o prefeito nomeou Reginei Rodrigues, diretor de grandes eventos, para assumir interinamente a direção da ManausCult. Reginei, sambista que comandou a Escola de Samba Reino Unido da Liberdade ao tetracampeonato do Carnaval de Manaus em 2019, é visto como uma aposta otimista para revitalizar a gestão cultural do município.
Osvaldo Cardoso assumiu a pasta em abril deste ano, a convite de Almeida. No entanto, a sua administração enfrentou críticas por não cumprir metas estabelecidas e por um desgaste interno na Manauscult. Entre os problemas destacam-se a falta de diálogo com a classe cultural local e a não realização de eventos tradicionais, como o Programa Cultura Itinerante “Arte Pela Cidade”.
A situação se agravou com o engavetamento de editais do Sistema Municipal de Fomento à Cultura (Siscult), em descumprimento da legislação vigente.
A exoneração de Osvaldo Cardoso ocorre em um momento estratégico, a pouco mais de uma semana de três grandes eventos programados para o réveillon de Manaus.