Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus David Almeida (Avante) nomeou o ex-vereador Wallace Oliveira como ouvidor-geral do Município, vinculado à Controladoria-Geral do Município (CGM). O aliado próximo do prefeito é citado recentemente no caso que envolve as suspeitas de fraude à cota de gênero no partido Democracia Cristã (DC) durante as eleições para vereador em Manaus, em 2024.
O ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) teria sido registrado como mulher, a fim de que o partido cumprisse o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas exigido por lei nestas eleições. O caso veio à tona após uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), conduzida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) apontar as irregularidades no preenchimento.
Leia também: David Almeida anuncia novo secretariado e acomoda políticos derrotados nas eleições
No entanto, ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS Wallace Oliveira informou que houve um erro no preenchimento do formulário de sua candidatura, sob responsabilidade do partido. Ao identificar o equívoco, a sigla solicitou a correção, mas a Justiça Eleitoral não efetuou a retificação.
A CGM, onde o ex-vereador será titular, tem papel estratégico nos próximos anos no acompahamento de projetos a serem executados e garantindo a integridade das ações municipais. O prefeito destacou a confiança na competência de Wallace, no qual descreve a experiência legislativa do político.
Wallace, por sua vez, agradeceu a confiança e disse que irá fortalecer a transparência da CGM. “Estou honrado com a confiança depositada pelo prefeito David Almeida. Na CGM, meu compromisso será fortalecer o controle interno e garantir que os recursos públicos sejam utilizados com eficiência e responsabilidade”, afirmou.