Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – As articulações para a eleição do próximo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) estão em ritmo intenso, com vereadores da base aliada destacando David Reis (Avante) como o principal nome para o cargo, contando com o apoio direto do prefeito David Almeida (Avante).
O vereador Elan Alencar (DC) confirmou o favoritismo de Reis, apontando que sua eleição seria estratégica para manter a governabilidade política na Câmara. “Hoje, temos um candidato proposto pelo Avante, que é o David Reis, nosso ex-presidente. Então, de antemão, temos essa condição de apoio ao David Reis por conta do alinhamento político com o prefeito David Almeida e nossa base, após dois anos de oposição ferrenha”, afirmou Alencar.
Joelson Silva, também da base do prefeito, reforçou que, mesmo se o nome de Reis não se consolidar, o objetivo é eleger um presidente do Avante. “O prefeito disse que o presidente sairia do Avante”, afirmou Joelson, ressaltando a importância de ter um aliado na presidência para garantir estabilidade nos próximos anos. Ele ainda mencionou alternativas no partido, como os vereadores Gilmar Nascimento, Eduardo Assis e Eduardo Alfaia, líderes de destaque na base governista.
“Porto Seguro”
Nos bastidores, David Reis é visto como uma opção que traria segurança para a gestão municipal, especialmente após um ano marcado por denúncias de corrupção e uma reeleição complicada para Almeida. No entanto, seu nome encontra resistência em alguns setores devido a polêmicas passadas, como o chamado “puxadinho” de R$ 32 milhões na CMM e o aluguel de 41 pickups para vereadores, medidas que foram barradas pela Justiça e geraram repercussão nacional. Além disso, a ausência de Reis na Casa após o término de seu mandato como presidente levantou críticas.
O líder do prefeito na CMM, Eduardo Alfaia (Avante), também foi cogitado como uma opção equilibrada, mas seus embates com a oposição nos último ano trouxeram certo desgaste com os colegas.
A favor de Reis, pesam o apoio dos servidores da Casa e seu histórico de fortalecimento da estrutura dos mandatos, como o aumento do salário e da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), o “cotão” dos vereadores. Além disso, sua lealdade ao prefeito é vista como um apoio sólido e estratégico para a nova gestão.
Candidatura de oposição
O líder do PL na Câmara, Capitão Carpê, afirmou que o partido considera lançar um candidato próprio para a presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM), consolidando sua posição de oposição ao governo municipal. O partido conta com quatro vereadores eleitos e, segundo Carpê, está “à disposição para cumprir a missão, caso necessário pelo PL.”
Carpê também criticou a possível candidatura de David Reis, apoiada pelo prefeito de Manaus. Ele destacou que “o prefeito de Manaus está tentando emplacar o nome do David Reis, essa é a verdade,” ressaltando que Reis esteve “envolvido em muitas denúncias, inclusive a nível nacional,” e que é preciso evitar um retrocesso. “Precisamos renovar,” finalizou o vereador, reforçando a intenção do PL em buscar uma alternativa para a liderança na Câmara