Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O debate da TV Band realizado na noite de segunda-feira, 14/10, entre os candidatos à Prefeitura de Manaus, David Almeida (Avante) e Alberto Neto (PL), foi marcado por acusações e trocas de críticas nos primeiros blocos, mas posteriormente os candidatos apresentaram suas propostas para temas como transporte público, revitalização do centro, mobilidade urbana e meio ambiente.
O segundo turno do pleito municipal é disputado pelos candidatos Capitão Alberto Neto (PL) e sua vice Maria do Carmo (Novo); e David Almeida (Avante) e seu vice Renato Jr (Avante).
Confira os principais temas de discussão neste segundo debate para o segundo turno das eleições municipais.
Transporte Público
David Almeida defendeu as melhorias feitas em sua gestão no transporte coletivo de Manaus, destacando o aumento de ônibus com ar-condicionado. “Quando assumi, o transporte coletivo era um caos. Tínhamos apenas 8% dos ônibus com ar-condicionado, hoje já temos mais de 42% da frota com veículos novos e equipados com câmeras de segurança. Já entregamos 417 ônibus novos e continuaremos esse trabalho”, afirmou o atual prefeito.
Alberto Neto, por sua vez, criticou a atual gestão e enfatizou a necessidade de tornar o transporte público mais eficiente e seguro. “Precisamos de um transporte rápido, seguro e confortável. Se não resolvermos o problema dos coletivos, teremos mais carros e motos nas ruas. Nossa proposta é focar em soluções que realmente funcionem para a população”, declarou.
Revitalização do Centro de Manaus
Na discussão sobre o centro da cidade, David Almeida destacou as obras realizadas em sua gestão, incluindo a modernização da iluminação e a revitalização de ruas. “O centro da cidade recebeu 100% de iluminação de LED e recapamos 95% das suas ruas”.
David ainda afirmou que “depois de Eduardo Ribeiro, que fez o Teatro Amazonas, o primeiro prédio público, construído no centro da cidade para o turismo, foi feito na nossa gestão, que é o Mirante Lúcia Almeida”.
Alberto Neto contestou a visão de David, afirmando que o centro de Manaus continua decadente e perigoso. “O centro que eu conheço tem lojas fechando às 16h, prédios abandonados e uma criminalidade crescente” e apresentou suas propostas: “vamos revitalizar o centro, contratar mil guardas municipais e fazer do centro um lugar seguro novamente. Hoje, os comerciantes do centro pagam o dobro do IPTU do Parque 10, o que dificulta ainda mais o comércio local”, criticou Alberto.
Mobilidade Urbana
Sobre mobilidade urbana, David Almeida destacou as intervenções viárias já realizadas e as que estão em andamento. “Nossa gestão vai entregar três viadutos em apenas quatro anos. Estamos trabalhando para construir mais um viaduto na Compensa e ampliar a avenida André Araújo, além de interligar a Max Teixeira com a avenida do Turismo, criando a primeira avenida leste-oeste da cidade”, disse.
Alberto Neto reforçou a importância de melhorar o trânsito e o transporte público como um todo, argumentando que “é necessário estimular o uso do transporte coletivo, mas isso só será possível com um sistema eficiente e confiável”.
Meio Ambiente
Questionados sobre a arborização de Manaus, os candidatos apresentaram suas propostas ambientais. Alberto Neto criticou a gestão atual por não resolver o problema do lixo e propôs transformar Manaus em uma cidade mais sustentável. “Nós vamos plantar mais de 500 mil árvores e transformar o lixo em riqueza, gerando empregos e economia para a cidade. Precisamos investir em educação ambiental e fortalecer a Defesa Civil para cuidar das áreas de risco”, destacou.
David Almeida, por sua vez, defendeu os avanços realizados em sua gestão. “Manaus é a segunda cidade com maior extensão de mata nativa no Brasil. Já produzimos 512 mil mudas de árvores, doamos 260 mil e plantamos 26 mil árvores. Nossa meta é chegar a 32 mil árvores plantadas até o final do ano para melhorar a arborização na área urbana”, concluiu.