Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O primeiro debate entre os pré-candidatos à Prefeitura de Manaus ocorreu nesta sexta-feira, 12/4, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), no bairro Adrianopolis, zona Centro-Sul da capital. Entre os principais temas abordados destacam-se: mobilidade urbana, corrupção, segurança pública, saúde, educação e meio ambiente.
O evento foi realizado pela jornalista especializada em política, Cynthia Blink, e contou com a presença de quatro pré-candidatos. São eles: a empresária Maria do Carmo Seffair (Novo); deputado federal Capitão Alberto Neto (PL); deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza); e o advogado Marcelo Amil (Psol). O deputado federal Amon Mandel (CDD/PSDB), que havia confirmado a presença dele no evento, não compareceu.
A pré-candidata Maria do Carmo Seffair, parabenizou a jornalista Cynthia Blink pela iniciativa do debate.
“A imprensa tem um papel importantíssimo nas eleições. É uma hora que temos que expor as nossas propostas para a população, nossos projetos para Manaus”, disse.
Dos sete pré-candidatos, a reitora a Fametro é a única mulher, até o momento, a disputar a corrida eleitoral, deste modo, ela ressaltou a importância da representatividade feminina na política.
“Acho até pouca, porque as mulheres são a maioria. Espero que a minha pré-candidatura possa inspirar outras. As mulheres têm um potencial enorme, são a maior força laboral no Brasil, hoje, embora a gente tenha algumas distorções. Então, penso que uma mulher pode sim mostrar sua capacidade, sua competência, porque nós sabemos que as mulheres são e devem participar do processo eleitoral, inclusive nos cargos majoritários.”
Destacou a empresária.
O pré-candidato Wilker Barreto comentou sobre as finanças públicas e os gastos realizados no Estado.
“Hoje, as finanças requerem um cuidado diferencial. Manaus já iniciou 2024 com um rombo nas contas públicas de quase 1 bilhão de reais. Quem não tem capacidade gerencial vai se comportar que nem o atual prefeito, que para governar, precisa de empréstimo.”
Alfinetou o parlamentar.
O deputado Capitão Alberto Neto, pré-candidato pelo Partido Livre, falou sobre os projetos aprovados relacionados a emprego e renda.
“Ano passado, conseguimos aprovar quatro projetos importantes, dois para a Zona Franca de Manaus. São milhares de empregos protegidos graças a um projeto meu aprovado. Também temos projetos aprovados na área de segurança, defesa da mulher e combate à violência doméstica.”
Explicou o Capitão Alberto Neto.
Já o advogado Marcelo Amil, representante do Psol, falou sobre a relação entre o Legislativo e o Executivo.
“Entendo que tanto o executivo quanto o legislativo tem a mesma legitimidade do voto popular para representar a população. Agora, eu entendo que está faltando ao legislativo municipal a produtividade questionadora.” criticou.
Criticou o jurista.
O debate teve duração de duas horas e foi transmitido pelas redes sociais da jornalista Cynthia Blink, que mostrou para a população manauara as propostas dos aspirantes às Eleições Municipais de 2024 neste primeiro contato com o eleitor.