Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A delegada da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Débora Mafra, de 54 anos, irá deixar a função de titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) com o objetivo de concorrer às Eleições Municipais de 2024.
Em entrevista ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, Débora Mafra confirmou que irá deixar o cargo possivelmente no mês de julho, para disputar o posto de vereadora, em Manaus, no pleito deste ano, pelo Partido Social Democrático (PSD). Em 2025, a titular deve se aposentar como delegada da Polícia Civil.
“Foram 10 anos de Delegacia da Mulher, onde nós percebemos que os números de boletins de ocorrência aumentaram. A minha equipe e eu decidimos que iríamos combater a violência qual fosse o custo. Então nós palestramos, viajamos, fomos para o interior, damos entrevistas, porque a gente quer que a informação chegue para que mais e mais mulhere levem seus problemas que estão em casa para a delegacia. Para que elas não morram no feminicídio”, comentou a delegada.
Leia mais: José Ricardo pede exoneração de cargo federal para concorrer às eleições municipais no AM
Natural de Osasco (SP), Débora Mafra mora em Manaus há 30 anos, sendo delegada da Polícia Civil do Amazonas desde 2011. Atualmente, é titular da Delegacia da Mulher, localizada no bairro Parque Dez de Novembro, onde ganhou notoriedade no trabalho de combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres.
“Nós combatemos o feminicídio com toda a força, e a maioria dos agressores, das vítimas que morrem em feminicídio nunca denunciaram seus agressores, e é isso que nós queremos. E eu amo nossas mulheres, me identifico com elas por ser mulher, e é isso que eu quero, mais e mais mulheres felizes em suas casas, e não que sua casa se torne um local de todo mundo. Um local de tortura, violência e ameaças. É isso que nós queremos, que ela se sinta feliz dentro de sua casa”
Débora Mafra, delegada
Débora Mafra é graduada em Direito pela Universidade Paulista (Unip) e pós-graduada em Direito Tributário pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Em 2019, a delegada recebeu o Título de Cidadã do Amazonas, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).