Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno que se caracteriza por dificuldades persistentes de atenção, impulsividade e, em alguns casos, hiperatividade. Muitas pessoas convivem com TDAH, dentre elas, algumas personalidades bem conhecidas pela mídia.
No dia 13 de julho, comemora-se o Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, criado para lembrar a importância da conscientização sobre este transtorno em todo o mundo, além dos prejuízos que pessoas com TDAH enfrentam em todos os contextos e espaços que frequentam. O principal deles é o preconceito.
Leia mais: Equoterapia utiliza cavalos para desenvolvimento de pessoas com transtornos neurológicos
De acordo com a psicóloga clínica Lorena Nery, as pessoas com déficit de atenção podem ter dificuldade para manter o foco em tarefas, seguir instruções, organizar coisas pessoais e enfrentar certos desafios, além do esquecimento frequente.
“É muito importante entender que o TDAH não é simplesmente uma questão de falta de disciplina ou de uma ‘mente agitada’, mas sim uma condição médica complexa que requer suporte e intervenção adequados para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas”, explicou a psicóloga.
Lorena Nery explica que o Déficit de Atenção é comumente diagnosticado na infância, mas pode persistir na adolescência e vida adulta. O diagnóstico geralmente é feito por profissionais de saúde mental, como psicólogos, psiquiatras ou neuropediatras, após uma avaliação detalhada dos sintomas e do histórico do paciente.
“O tratamento frequentemente envolve uma combinação de terapia comportamental, apoio educacional e, em alguns casos, medicação. Para quem convive, é necessário um acolhimento que envolva criar um ambiente que seja compreensivo, inclusivo e que apoie suas necessidades específicas”, destacou a profissional.
Famosos com TDAH
O ator americano Will Smith é um dos famosos com Déficit de Atenção. Segundo o artista, o transtorno impactou negativamente sua rotina escolar e o tornou menos ativo em projetos profissionais quanto queria.
Sabrina Sato contou ao público que possuía TDAH em 2021. Apesar de receber o diagnóstico apenas na vida adulta, a apresentadora revelou que sempre desconfiou do transtorno, por ser uma pessoa muito inquieta.
Tatá Werneck revelou seu diagnóstico em 2016. Porém, a famosa optou por não tratar a condição com medicamento, uma vez que ela recebeu alerta de especialista de que poderia perder a capacidade do improviso — que ela utiliza muito em seu trabalho.
Em uma antiga entrevista, o ex-BBB Fiuk revelou que seu diagnóstico de déficit de atenção veio quando ele ainda era adolescente. Entre os seus sintomas estava falta de atenção a detalhes e esquecimentos.
Além deles, outras personalidades como, Ryan Gosling, Michael Phelps, Simone Biles, Jim Carrey e Virgínia Fonseca, convivem com o TDAH. O transtorno não os impede de exercer seus trabalhos com maestria, sendo eles os melhores no que se propõe a fazer.