Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O delegado da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) Jorge Raimundo Arcanjo Salgueiro dos Santos, titular da 74ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Borba, a 210 quilômetros de Manaus, foi afastado do cargo após ser alvo da Operação Indignos, da Polícia Civil da Bahia.
Com ações simultâneas no Amazonas, São Paulo, Ceará e Paraná, nessa quinta-feira, 9/10, a operação visou combater uma organização criminosa envolvida com os crimes de extorsão mediante sequestro, morte, tráfico de entorpecentes e lavagem de capitais.
Leia mais: Homem envolvido em tráfico interestadual de drogas é preso no Amazonas
Por meio de nota enviada ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, o delegado-geral Bruno Fraga informou que durante o decorrer da ação policial, o titular de Borba foi notificado sobre o cumprimento da decisão judicial, após tomar conhecimento da situação, tendo em vista a gravidade dos fatos.
A Polícia Civil ressaltou ainda que o delegado Jorge Arcanjo foi aprovado no último concurso da PC-AM, em 2022, e que a ordem de afastamento está relacionada com suspeita de prática criminosa cometida antes da nomeação ao cargo, em 2023, no estado da Bahia.
Não há mais detalhes, até o momento, sobre cumprimento do mandado contra o delegado, nem de que forma ele atuava no grupo criminoso. Outras oito pessoas, dentre elas dois policiais militares, foram presas no âmbito da Operação Indignos, da polícia baiana.