Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O pré-candidato a prefeito de Manaus, Roberto Cidade (União), foi multado em R$ 10 mil e o deputado estadual Mário César (União) em R$ 15 mil por propaganda eleitoral irregular.
A Comissão Municipal do Partido Novo entrou com uma representação alegando que Cidade divulgou suas propostas de campanha em um evento na quadra de samba “A Grande Família”, conduzido pelo deputado Mário César, em 22/6.
A acusação aponta que a propaganda foi veiculada antecipadamente no Instagram, configurando propaganda eleitoral antecipada. Mário César não apresentou defesa, enquanto Roberto Cidade argumentou que o evento se limitou a promover suas propostas e não fez pedido explícito de votos.
O juiz eleitoral Roberto Santos Taketomi considerou que as declarações feitas no vídeo, como “no dia 06/10 nós vamos chegar no segundo turno e nós vamos vencer as eleições”, configuram um pedido implícito de votos. Ele citou precedentes do Tribunal Superior Eleitoral que consideram frases desse tipo como propaganda eleitoral antecipada.
A decisão foi emitida na sexta-feira, 2/8, ambos os acusados ainda podem recorrer da decisão.
Leia o documento na íntegra:
Sobre o evento
O encontro citado no processo reuniu mais de 7 mil pessoas em apoio à pré-candidatura do deputado Roberto Cidade (União) à Prefeitura de Manaus e lançou 12 pré-candidatos a vereador, dentre eles estão o ex-deputado estadual Álvaro Campelo(PP), ex-vereador Fred Mota (Podemos), Rômulo Zurra (PMB), Léo Rodrigues (Podemos), Israel Nascimento (Podemos), Thaty Barone (Republicanos), Toalha Podre (União), Margareth do Riacho (União), Tia Nalva (União), Renan Doval (União), e Dedeia Medeiros (União).