Redação Rios
MANAUS (AM) – Com a proposta de levar ao debate a importância do diagnóstico precoce, formas de tratamento e adaptações no ambiente familiar e escolar, o programa Rios do Conhecimento teve como tema nesta quarta-feira, 2/4, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, reunindo a psicóloga infantil Ana Rocha e a jornalista mãe de uma adolescente com o Transtorno do Espectro Autista, Lauris Rocha.
O encontro foi comandado pelo jornalista e professor Rômulo Araújo, com auxílio de universitários do curso de jornalismo do Centro Universitário Fametro. Em tom de conversa aberta e esclarecedora, o episódio teve transmissão ao vivo e simultânea pela Rios FM 95,7 e pela internet e está disponível no canal do YouTube da emissora.
“O autismo é entendido hoje como um transtorno de neurodesenvolvimento com causas multifatoriais e, como critério, ele precisa aparecer ainda na primeira infância”, explicou a psicóloga Ana Rocha, especialista no atendimento de crianças e adolescentes neuroatípicas.

A jornalista Lauris Rocha contou como foi descobrir que sua filha apresentava sinais que estão dentro do espectro. “Minha filha falava pouco para uma menina e levando ao pediatra ela me perguntou se eu sabia o que era autismo e eu não sabia. Então procurei especialistas e chegamos ao diagnóstico”, relatou.
Durante a apresentação do programa, houve participações e interações de ouvintes. “Quero fazer uma dedicação do programa ao pequeno Pedro Henrique, de apenas sete aos que tem o diagnóstico de TEA e é ouvinte assíduo da Rios FM. Em nome dele, a gente dedica esse programa a todos que tornam esse mundo mais especial”, dedicou o apresentador Rômulo Araújo.

Sobre o programa
O Rios do Conhecimento vai ao ar pela Rádio Rios FM todas as quartas, das 19h às 20h, com transmissão simultânea na frequência 95,7 FM e no canal do YouTube da emissora. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Rádio Rios FM e o Curso de Jornalismo da Fametro, sendo supervisionada por professores e produzida por universitários, oferecendo uma experiência prática de comunicação e jornalismo.
O programa atualmente tem a coordenação do professor e jornalista Rômulo Araújo, com direção geral da professora Leila Ronize, que coordena o curso de jornalismo da Fametro. Integram o projeto os universitários Neta Nobre, Nicolly Teixeira, Kaelyson Moraes, Giully Figueira, Carla Mariana, Larissa Oliveira e Paulo Henrique, Kézia Martins, Jéssica Pacheco e Rafaela Correia. A direção geral da rádio é de Kellen Lopes.