Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Dia Nacional do Rádio é celebrado neste dia 25 de setembro e recorda o papel fundamental desse meio de comunicação na disseminação da informação, cultura e entretenimento, sendo uma ferramenta acessível que chega onde outros veículos demoraram a alcançar.
Ao longo dos anos, o rádio se reinventou com novas tecnologias, mas mantendo o seu papel central como um meio ágil e democrático. Seguindo essa premissa, surgiu em Manaus a Rádio RIOS FM 95,7, que está “Ligando Todo o Amazonas”.
Para além dos locutores que apresentam os programas da casa e levam a alegria para o público, outros profissionais apaixonados por fazer e trabalhar em rádio são essenciais para que a emissora chegue da melhor maneira possível aos ouvintes.
Leia mais: Dia Mundial do Rádio: conectando gerações em sintonia com o futuro
‘Dinamismo e interação’
“A rádio, para mim, representa esse dinamismo e essa interação direta com o público. A todo momento eu vejo o locutor falando, tocando música, falando diretamente com o público e o público ligado com o locutor interagindo a todo instante”, comentou Mayke de Sá, operador de áudio.
Ele é responsável pela transmissão dos programas jornalísticos e de entretenimento da RIOS FM. Sempre atento ao que será reproduzido, o profissional tem que ter atenção total para que a “magia do rádio” seja transmitida ao público com perfeição.
“Eu sou o responsável por colocar o Jornal da Rios no ar e fazer a parte de edição das reportagens que rodam durante o jornal, além de acompanhar os brakes e intervalos que rodam durante a programação da rádio. Eu acompanho essa programação diariamente e os locutores para ver se está rodando tudo certinho”, destacou o operador.
‘Paixão e satisfação’
“A rádio representa tudo de bom. Eu como uma boa ouvinte, há treze anos tive a oportunidade de ingressar nesse ramo de OPEC, que são as Operações Comerciais. Isso é algo que eu faço de paixão e tenho a satisfação em realizar”, ressaltou Priscilla Costa, colaboradora do setor comercial.
A profissional é responsável por organizar a programação dos brakes comerciais, fazendo tanto a inserção do que será reproduzido pela frequência quanto o acompanhamento para saber se o comercial do cliente está sendo exibido corretamente.
Nos bastidores da rádio, existem profissionais essenciais que, embora muitas vezes invisíveis ao público, fazem a magia acontecer. Técnicos de som, produtores, programadores e operadores de áudio dedicam-se incansavelmente para garantir que a voz que chega aos ouvintes seja clara, envolvente e impecável.