Júnior Almeida – Rios Notícias
MANAUS (AM) – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) encerrou um contrato de R$ 43,3 milhões com a J. Nasser Engenharia, responsável pela reconstrução das pontes sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim na BR-319, que desabaram em 2022.
O motivo alegado para a rescisão foi o não cumprimento do cronograma estabelecido, resultando na paralisação das obras até que uma nova empresa seja contratada. Em comunicado, o Dnit afirmou que está tomando medidas para apurar a responsabilidade da contratada e para viabilizar a continuidade das obras.
Em 28 de setembro de 2022, a ponte sobre o rio Curuçá desabou, resultando em cinco mortes e dez feridos. A ponte sobre o rio Autaz Mirim desabou em 8 de outubro do mesmo ano, e as obras de recuperação têm enfrentado muitos atrasos, com a finalização, agora, sem prazo definido.
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Em nota enviada ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS em novembro do ano passado, o Dnit informou que as obras, até então paralisadas, deveriam ser finalizadas no segundo semestre deste ano, e que as reconstruções em ambas as pontes já possuíam empresas contratadas em andamento.
Com o encerramento do contrato, já completam dois anos da tragédia, sem que haja responsabilização até o momento. Muitas famílias continuam a exigir justiça, enquanto o inquérito da Polícia Civil do Amazonas permanece sem previsão de conclusão.
Além disso, é importante destacar a importância da conclusão das obras para a população que mora no município de Careiro da Várzea, a 23,4 quilômetros de Manaus, e outras comunidades próximas, sendo fundamental, principalmente, para a economia do local.
As pontes, situadas no início da BR-319, são cruciais para o transporte de pessoas e mercadorias entre Manaus e o interior. Atualmente, a travessia é realizada por balsas, um serviço criticado por usuários devido a filas e insegurança, exacerbadas pelas variações das águas.