Redação Rios
MANAUS (AM) – Três donos de assistências técnicas foram presos nessa sexta-feira, 11/04, no bairro Redenção, em Manaus, após serem flagrados com celulares roubados em suas lojas.
A ação faz parte do programa RecuperaFone, da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que investiga o comércio ilegal de aparelhos furtados.
Os suspeitos, com idades entre 22 e 47 anos, foram detidos após uma operação que vistoriou 11 lojas na rua Campos Bravos, no bairro Redenção, zona Centro-Oeste da capital. Em três estabelecimentos, os policiais encontraram cerca de 250 aparelhos com restrição de furto ou roubo. Todos os celulares foram apreendidos e serão periciados.
Leia também: Ajudante de pedreiro é morto por engano durante tentativa de execução na zona Oeste de Manaus
De acordo com o delegado Bruno Hitotuzi, diretor do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (Nirc), os proprietários foram presos em flagrante por receptação – crime que consiste em adquirir ou guardar produtos de origem ilícita. Eles foram levados para a sede do Nirc e, em seguida, encaminhados para audiência de custódia, onde um juiz decidirá sobre a prisão temporária ou liberdade provisória.
“A operação teve como objetivo fiscalizar 11 assistências técnicas de celulares. Fizemos as visitas de rotina orientando os lojistas e nos deparamos com três casos de flagrante delito, onde os proprietários da loja estavam com o celular roubado consigo”, explicou o delegado.


Operação RecuperaFone
O programa da PC-AM tem como objetivo rastrear e recuperar celulares furtados ou roubados no estado, além de combater pontos de receptação. A ação desta sexta-feira faz parte de uma série de operações que vêm sendo realizadas em Manaus para coibir o comércio ilegal de aparelhos.
A Polícia Civil orienta a população a verificar o status de um celular antes de comprá-lo usados, consultando o IMEI (código de identificação) em plataformas como o Registro Nacional de Aparelhos Celulares (Renac).
O que acontece agora?
Os celulares apreendidos passarão por perícia para confirmar a origem. Se comprovado o furto/roubo, os aparelhos serão devolvidos aos donos. Os três detidos responderão criminalmente por receptação, crime que pode levar a 3 a 8 anos de prisão. A PC-AM informou que novas operações devem ocorrer em outras regiões da cidade.
*Com informações da assessoria