Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Pela primeira vez, o site amazonense Cine Set contará com dois correspondentes no maior festival de cinema do mundo: o Festival de Cannes 2025, que acontece entre os dias 13 e 24 de maio, na França. A confirmação foi feita nesta sexta-feira, 11/4, nas redes sociais do portal.
Será a terceira cobertura presencial do Cine Set no festival. Em 2017, o site enviou Lucas Pistilli, e em 2024, Camila Henriques – quando a atriz amazonense Isabela Catão apareceu no tapete vermelho. Desta vez, o time será formado pelos críticos Danilo Areosa e Ivanildo Pereira Jr., ambos de Manaus.
Segundo o fundador do Cine Set, Caio Pimenta, a conquista do credenciamento duplo é resultado de muito esforço, já que o projeto é independente e sem patrocínio fixo.
“É o trabalho de um ano inteiro para chegar neste momento. Saber que o maior evento de cinema do planeta enxerga o nosso esforço a ponto de conceder duas credenciais a um site independente feito em Manaus é um grande reconhecimento”, disse.

Caio também destacou o retorno positivo da cobertura anterior como fator determinante.
“O histórico das participações anteriores foi fundamental para esta conquista. Poucos veículos conseguem duas credenciais: Folha de São Paulo, Globo, Omelete… Estar nesse nível mostra o quanto nosso trabalho tem sido valorizado.”
Participação histórica
Para os críticos Ivanildo Pereira Jr. e Danilo Areosa, a presença em Cannes representa o ápice de uma trajetória construída com dedicação à crítica cinematográfica no Norte do país.
Ivanildo está no Cine Set desde 2014. Em 2023, tornou-se membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).
“Escrevo sobre cinema há mais de 10 anos, participei de podcasts, ministrei cursos. Estar em Cannes é um marco, algo que nunca imaginei quando comecei. Será a maior aventura da minha vida”, afirmou Ivanildo.

Ele também destacou o peso da participação brasileira em 2025: o Brasil será o país de honra na Marché du Film, maior mercado internacional de filmes.
“Vamos acompanhar lançamentos de cineastas como Wes Anderson, Jafar Panahi, Richard Linklater e também torcer por ‘O Agente Secreto’, de Kleber Mendonça Filho, que disputa a Palma de Ouro”, ressaltou.
Danilo Areosa também celebrou a parceria com Ivanildo e disse que participar do festival é a realização de um sonho de infância.
“Cobrir Cannes com um amigo é uma alegria imensa. Somos parceiros no Cine Set há anos. E estar no festival que sempre sonhei desde os sete anos de idade é surreal”, contou.

Danilo também quer mostrar os bastidores da cobertura. “Vamos dividir com o público como é o dia a dia do crítico em Cannes — desde as estreias até os perrengues entre uma sessão e outra. Sem deixar de lado o nosso olhar crítico.”
Além de Kleber Mendonça, o diretor amazonense Bernardo Abinader também estará presente com um projeto no programa La Factory des Cinéastes, voltado a novos talentos.