Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Por meio do aplicativo e-Título, da justiça eleitoral, é possível se identificar no dia das eleições, desde que o perfil do eleitor esteja com foto. Para poder utilizá-lo no local de votação, no entanto, é preciso conferir se ele está atualizado com sua última versão e com os devidos dados da pessoa.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a modernização do sistema do aplicativo causou o bloqueio temporário de contas de eleitores inativos. Para reativá-las, o TSE recomenda a atualização do app, caso queiram usá-lo neste pleito.
Leia também: Justiça Eleitoral recebe 68 mil denúncias de propaganda irregular
O primeiro acesso ou a atualização no e-Título, porém, só será possível nas vésperas de votação, nos dias: 5/10 (no 1º turno) e 26/10 (no 2º turno, caso haja). Dos dias de eleição, 6/10 e 27/10, a utilização do app só estará disponível para quem efetuou a regularização.
A justiça eleitoral ainda recomenda àqueles que têm interesse em usar a plataforma nestas eleições a baixarem e a atualizarem o aplicativo antecipadamente, para evitar filas virtuais. Estas podem comprometer a qualidade da conexão por causa do grande volume de acessos simultâneo. Não será possível acessar o e-Título se a pessoa estiver com o título cancelado.
Download
O e-Título está disponível para ser baixado nos serviços de compra digital App Store (para dispositivos iOS) e Play Store (para dispositivos Android). Após o download, o eleitor(a) precisará preencher os campos: Nome do eleitor, data de nascimento, número de inscrição (título de eleitor) ou CPF, e filiação. Preenchidos os dados biográficos, o app apresenta uma série de perguntas, a fim de reforçar a segurança na emissão do documento. Depois disso, basta criar uma senha de 8 a 70 caracteres alfanúmericos (com letras e números).
Os dados precisam ser exatamente iguais aos que constam no cadastro eleitoral. O sistema não emitirá o e-Título caso exista alguma informação em discordância com aquela lançada no cadastro. Após a inserção dos dados e validação das informações, o documento estará disponível para o(a) eleitor(a).
Outros documentos para votação
Quem não tiver o e-Título baixado ou não possuir sua foto cadastrada no app (o que é necessário para votar com a plataforma) tem outras alternativas. Para isso, basta levar um destes documentos oficiais com foto: carteira de identidade original ou social (em caso de pessoas trans e travestis), passaporte, certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva), carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei, ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).