Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em Eirunepé, município do Amazonas, localizado a 1.159 quilômetros de Manaus, e conhecido por ser a terra natal de Amazonino Mendes, José Melo, Pauderney Avelino, Plínio Valério (PSDB) dentre outros expoentes políticos do Estado, as convenções partidárias confirmaram os principais candidatos à prefeitura: Professora Áurea (MDB) e Anderson Son (PT).
A convenção que oficializou a candidatura de Áurea, natural de Eirunepé e esposa do prefeito de Itamarati, João Campelo (MDB), ocorreu no sábado, 3/8. O evento reuniu cerca de cinco mil pessoas na quadra do Colégio GM3, no bairro de Fátima.
A campanha “Eirunepé Para Todos” conta com o apoio do MDB, PSD, PSDB, Avante e Republicanos. Áurea conseguiu o apoio da maioria das lideranças religiosas do município, incluindo evangélicos, católicos e adventistas, e promete fortalecer os serviços de saúde, educação, produção rural e segurança pública.
Em seu discurso, Áurea destacou “sou a primeira candidata à prefeita na história de Eirunepé e agradeço a Deus a oportunidade de construir uma cidade mais justa, inclusiva e próspera.”
Anderson Son, ex-secretário de obras do município, é o candidato indicado pelo atual prefeito Raylan Barroso (União). Apesar das siglas apoiarem a outra candidata, os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) estiveram no palanque e afirmaram estar ao lado de Anderson.
A convenção foi realizada em 20 de julho, no ginásio Gilberto Mestrinho, no centro de Eirunepé. O candidato investiu fortemente na imagem e apoio do presidente Lula (PT), que foi o candidato mais votado para a Presidência da República em Eirunepé (AM), recebendo 10.435 votos, o equivalente a 74,07% do total da cidade.
Participaram da convenção o deputado federal Sidney Leite (PSD) e o deputado Sinésio Campos (PT), além de outros representantes partidários. A chapa de Anderson, além da Federação PT, PCdoB e PV, terá o apoio do PSB e DC.