Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Com o fim dos dois turnos das Eleições Municipais de 2024, a Justiça Eleitoral no Amazonas se prepara para a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos para os cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito. O processo ocorrerá entre os dias 25 de novembro e 19 de dezembro em diversos municípios do estado.
A diplomação é um procedimento oficial que atesta a escolha legítima dos eleitos, confirmando que os candidatos estão habilitados a assumir os cargos para os quais foram votados. Durante a cerimônia, os diplomas são entregues pelos juízes eleitorais de cada município.
Leia também: Vereadores de Manacapuru aprovam aumento dos próprios salários de R$ 7,8 mil para R$ 16 mil
As diplomações começarão no dia 25 de novembro, com a entrega dos diplomas em Guajará, a 1.492 quilômetros de Manaus. Nos dias seguintes, outros municípios do estado também celebrarão a vitória dos eleitos.
- 26/11: Ipixuna
- 27/11: Borba e Novo Aripuanã
- 05/12: Humaitá
- 06/12: Benjamin Constant, Canutama, Carauari, Fonte Boa e Juruá
Entre os dias 10 e 12 de dezembro, serão realizadas as cerimônias nas seguintes cidades:
- 10/12: Atalaia do Norte, Codajás e Manicoré
- 11/12: Apuí e Rio Preto da Eva
- 12/12: Anori, Novo Airão e Presidente Figueiredo
- 13/12: Careiro da Várzea, Coari, Iranduba e Parintins
No dia 16 de dezembro, será a vez de municípios como Anamã, Boa Vista do Ramos, Careiro, Itamarati e São Sebastião do Utumã. Já no dia 17, as diplomações ocorrerão em Caapiranga, Envira, Japurá, Lábrea, Manaquiri, Manaus, Maués, Santo Antônio do Içá, Tefé, Tonantins e Urucará
Por fim, as últimas cerimônias de diplomação serão realizadas nos dias 18 e 19 de dezembro:
- 18/12: Manacapuru
- 19/12: Barreirinha e Beruri
A diplomação marca a conclusão do processo eleitoral e a oficialização dos resultados, permitindo que os novos gestores e representantes assumam seus cargos com legitimidade.