Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – No Brasil, o horário de votação nas eleições deste ano para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, serão iguais. No estado do Amazonas, no entanto, dois horários mudaram por causa do fuso horário, conforme o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
Na capital amazonense e em outras 50 cidades do estado, a votação ocorrerá das 7h às 16h, uma hora a menos do padrão de votação no restante do país, que tem como base o horário de Brasília, em acordo com o Art. 231 da Resolução TSE nº 23.736/2024. As urnas no Amazonas, então, fecharão ao mesmo tempo das demais urnas do Brasil, mesmo com as diferenças de horário.
Leia também: Eleições 2024: confira a agenda dos candidatos a prefeito de Manaus nesta terça, 1º/10
Em 11 municípios do interior, a votação ocorrerá das 6h às 15h – duas horas a menos em relação ao horário oficial -, sendo eles:
- Amaturá – 22ª Zona Eleitoral
- Atalaia do Norte – 42ª Zona Eleitoral
- Benjamin Constant – 20ª Zona Eleitoral
- Eirunepé – 11ª Zona Eleitoral
- Envira – 46ª Zona Eleitoral
- Guajará – 45ª Zona Eleitoral
- Ipixuna – 45ª Zona Eleitoral
- Itamarati – 69ª Zona Eleitoral
- Tabatinga – 36ª Zona Eleitoral
- São Paulo de Olivença – 22ª Zona Eleitoral
- Jutaí – 41ª Zona Eleitoral
O objetivo da medida, que será adotada de forma inédita em eleições municipais, é facilitar a divulgação da apuração dos votos, que inicia após o fechamento de todas as urnas. O resultado da votação, em Manaus, deve ser revelado entre 18h30 e 19h, de acordo com estimativa do TRE.