Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Times formados. Chapas definidas. Candidatos homologados. Aqueles que vão disputar a corrida rumo à Prefeitura de Manaus e a composição das cadeiras na Câmara Municipal de Manaus (CMM) já estão escalados, após a realização das convenções partidárias.
As legendas partidárias tem até esta segunda-feira, 5/7, para realizar suas convenções, fase em que os candidatos são homologados junto à Justiça Eleitoral. O Portal RIOS DE NOTÍCIAS esteve presente no lançamento de todas as candidaturas à Prefeitura de Manaus e traz um resumo de como ficaram definidos os arcos de aliança para o pleito municipal.
Leia mais: Qual a influência de Lula e Bolsonaro nas eleições em Manaus? Pesquisa revela
David Almeida (Avante)
O Avante realizou na noite de sábado, 3/8, a sua convenção partidária que é encabeçada pelo prefeito David Almeida, tendo como candidato a vice o ex-secretário municipal Renato Junior. A chapa “puro-sangue” do Avante conta no seu arco de alianças com o apoio do PSD, MDB, DC e Agir.
Mesmo após ter circulado nos bastidores da política que Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) não apoiariam David por não emplacarem um vice na chapa, os dois senadores aliados do presidente Lula (PT) fecharam com o atual prefeito.
Capitão Alberto Neto (PL)
Consolidando a união entre o Partido Liberal e o Partido Novo, com o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro, os pré-candidatos Capitão Alberto Neto (PL) e a professora Maria do Carmo Seffair (Novo), lançaram na manhã de sábado, 3/8, a coligação “Ordem e Progresso”
A união com a professora também foi parte importante do discurso de Alberto Neto. Segundo ele, a chapa foi um encontro raro de valores. A convenção também contou com a participação, em vídeo, do ex-presidente Jair Bolsonaro, que reafirmou a confiança na dupla que, segundo ele, representa a “verdadeira Direita”.
Amom Mandel (Cidadania)
Após um longo mistério, a ativista dos direitos PcD, Nancy Segadilha (Cidadania), foi confirmada como pré-candidata a vice-prefeita na chapa de Amom Mandel, durante a convenção da Federação PSDB/Cidadania realizada no dia 30 de julho.
O nome de Segadilha é considerado uma surpresa, pois ela não possui nenhum cargo político, alinhando-se com a promessa do senador Plínio Valério (PSDB) de escolher alguém “fora da política”. Amom fez o anúncio de forma inusitada, no estilo de um “Chá Revelação”, disparando confetes cor-de-rosa para revelar o sexo de sua vice.
Roberto Cidade (União)
A candidatura de Roberto Cidade (União Brasil) à Prefeitura de Manaus foi oficializada em convenção partidária realizada no sábado, 3/8, tendo como candidato a vice, Coronel Menezes (PP), com o apoio do governador Wilson Lima. A chapa conta com PSB, Republicanos, Podemos, PRB, PMB e PP.
A escolha de Menezes como vice de Cidade não agradou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca unir a direita em torno da candidatura de Alberto Neto (PL). Apesar de insistentes tentativas, Cidade e Menezes não conseguiram o apoio do líder da direita, que firmou apoio a candidatura de seu partido.
Marcelo Ramos (PT)
A candidatura de Marcelo Ramos (PT) à Prefeitura de Manaus foi confirmada durante convenção partidária no domingo, 4/8. O vice na chapa será o ex-deputado Luiz Castro (PDT) que pavimentava anteriormente uma candidatura a vereador.
Ramos, apoiado pelo presidente Lula (PT), contará com o apoio de sete partidos além dos outros dois da sua federação (PCdoB e PV), incluindo PDT, PSOL, Rede e Solidariedade, formando a maior coligação entre os candidatos, com um arco de alianças de partidos alinhados à esquerda.
Wilker Barreto (Mobiliza)
A convenção partidária do Mobiliza escolheu Wilker Barreto para disputar a eleição para a Prefeitura de Manaus, tendo professora Renata como vice, também em uma chapa “puro-sangue”. O anúncio foi feito no último dia 27 de julho.
Gilberto Vasconcelos (PSTU)
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou no dia 27 de julho, Gilberto Vasconcelos, como candidato a prefeito de Manaus. Para vice-prefeita foi escolhida a nutricionista Damiana Amorim, formando uma chapa “puro-sangue”.