Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O atual prefeito David Almeida (Avante) tenta a reeleição para ficar por mais quatro anos a frente da Prefeitura de Manaus. No entanto. o político apresenta uma gestão marcada por escândalos de corrupção envolvendo até mesmo seus familiares.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS reuniu informações a respeito de algumas polêmicas em torno da gestão de David Almeida.
Pedido de prisão pelo MPAM
O Ministério Público Estadual do Amazonas pediu em janeiro de 2021 a prisão do prefeito de Manaus, David Almeida, e da secretária municipal de Saúde, Shadia Fraxe, na ação que denunciou irregularidades na aplicação da vacina e no favorecimento de pessoas que teriam furado a fila do grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. A Justiça não acolheu o pedido.
Parentes no Residencial Manauara
Com salários de até R$ 4 mil em cargos comissionados da Prefeitura de Manaus, em agosto de 2021, as tias da filha do prefeito David Almeida, Fernanda Aryel, foram contempladas no “sorteio” da Caixa Econômica para receberem apartamentos no Residencial Manauara, na zona Norte. Com a polêmica, servidores foram exonerados e o casa acabou em destaque no Jornal Nacional. Em abril 2023, o caso foi arquivado.
Operações da Polícia Federal
A “Operação Entulho” teve o objetivo de desarticular um esquema de sonegação fiscal envolvendo empresas de limpeza pública em Manaus. Já a “Operação Dente de Marfim” resultou na execução de 16 mandados de busca e apreensão em empresas e escritórios de advocacia suspeitos de fraudes nos contratos de serviços de limpeza pública. A PF investiga os crimes de organização criminosa, sonegação fiscal, corrupção ativa, corrupção passiva, falsidade ideológica, fraude e lavagem de dinheiro.
Recebimento de propina
Grampos telefônicos da Policia Federal feitos nas investigações da “Operação Entulho” indicam que David Almeida e a irmã dele, Dulce Almeida, titular da Secretária Municipal de Educação (Semed), receberam propina para favorecer a empresa Tumpex em licitações da Prefeitura de Manaus.
CPIs ‘dos Contratos’ e ‘da Semcom’
A noiva, a sogra, o genro e o sobrinho de David Almeida foram acusados de receber mesadas” de empresas que prestam serviços à Prefeitura. Este caso resultou na abertura da “CPI dos Contratos”, no Legislativo Municipal, que foi suspensa por decisão judicial.
Somente a empresa da noiva do prefeito, Isabelle Fontenelle, teria recebido R$ 1,2 milhão de empresas que prestam serviços à Prefeitura de Manaus.
A gestão David Almeida também é alvo da “CPI da Semcom” na Câmara Municipal de Manaus, que apura o pagamento em dinheiro dentro da Secretaria de Comunicação para portais de notícias.CPI suspensa por decisão judicial.