Elen Viana – Rios de Notícias
MANACAPURU (AM) – Dezoito motocicletas roubadas ou furtadas foram apreendidas no município de Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus. A ação policial começou no dia 30 de julho deste ano, após investigações apontarem que veículos estavam sendo revendidos nas redes sociais por preços abaixo do mercado.
De acordo com o delegado Rodrigo Barreto, titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), o município de Manacapuru seria um dos principais compradores desses veículos roubados. A operação ocorreu em vários pontos da cidade, especificamente em oficinas.
“Desde o ano passado, já realizávamos investigações, e todas elas apontam para roubos e furtos. Temos que ressaltar que esse trabalho foi feito em um único dia. Iremos fazer a devolução aos proprietários de motos roubadas nos anos de 2013, 2018, 2021, 2022 e 2023, motocicletas roubadas na capital e revendidas no interior”, afirmou o delegado.
Leia mais: Homem é preso após se passar por policial e aplicar golpes em Humaitá
As motocicletas recuperadas estavam com adulterações no motor e no chassi, entre outras irregularidades. O delegado alerta que a receptação de veículos roubados é crime previsto no artigo 180 do Código Penal. “As pessoas que estavam com as motos não tinham ligação com o crime, porém compraram de estelionatários em redes sociais e venderam como bens lícitos”, concluiu Rodrigo.
Os vendedores costumam entregar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) da motocicleta aos compradores. Segundo a polícia, é necessário verificar no aplicativo do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) se o veículo possui restrições de furto ou roubo.
Procedimentos
As motos serão devolvidas aos proprietários, e os responsáveis pela revenda seguem sendo investigados.