Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Alberto Luiz Amaral dos Santos, de 47 anos, foi preso por matar um cachorro com três facadas no bairro Lírio do Vale, zona Oeste de Manaus. O suspeito responde também pelo crime de latrocínio, conforme informado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
O crime aconteceu no dia 7 de junho deste ano. O animal chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Desde o dia do fato, o suspeito estava sendo procurado. A prisão de Alberto ocorreu na última sexta-feira, 12/7, e a detenção dele foi divulgada pela Polícia Civil nesta segunda-feira, 15/7.
Leia mais: Incêndio destrói casas e causa morte de criança em Nhamundá
Durante coletiva de imprensa, a delegada Juliana Viga, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), contou que o cachorro era um animal comunitário, tendo o crime comovido todos os moradores da localidade.
“Esse cidadão que foi preso preventivamente não gostava do animal. Ele dizia que o animal latia para ele, avançava nele. Ele já tinha tentado furar o cachorro com um espetinho de churrasco semanas antes, mas não conseguiu porque o animal fugiu”, comentou a titular.
Segundo a delegada, o homem foi até sua casa, empunhou uma faca e depois esfaqueou o cachorro violentamente por três vezes. Um morador impediu Alberto de ferir ainda mais o animal ao jogar uma cadeira sobre ele, sendo perseguido pelo suspeito com a faca.
“Nós verificamos nas investigações que ele é um cidadão que já tem um histórico de agressão porque ele responde por latrocínio. E existem também alguns boletins de ocorrência contra ele por lesão corporal e ameaça no âmbito da violência doméstica”, detalhou Juliana Viga.
Alberto Luiz foi preso em sua residência, situada no mesmo bairro do crime. E ele responderá por maus-tratos animais e ficará à disposição do Poder Judiciário.