Gabriel Lopes – Rios de Notícias
OSASCO (SP) – Supostas críticas sobre seu estado de saúde física e mental foram rebatidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um evento no município de Osasco (SP), após ele relatar ter visto “artigos de economistas” dizendo que ele está cansado.
O presidente brasileiro rebateu os comentários citando uma intensa agenda de viagens nos últimos dias e dizendo que sua esposa, Janja da Silva, é testemunha de toda sua disposição.
“Quem achar que o Lulinha está cansado, pergunte para a Janja. Ela é testemunha ocular. Quando eu falo que eu tenho 70 anos de idade, energia de 30 e tesão de 20, eu estou falando com conhecimento de causa.”
Presidente Lula
Leia mais: Lula inaugura universidade inacabada em Osasco e é cobrado por aluna
O presidente também rechaçou algumas comparações com o estado de saúde do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de 81 anos, que recebeu críticas por conta de seu desempenho em um debate político contra Donald Trump, na semana passada.
“Quero ver quem fala que eu estou cansado, que está sentado com a bunda na cadeira escrevendo, se tem coragem de levantar e ir para a rua andar”, relatou o presidente ao iniciar seu discurso.
Lula foi ao município participar da cerimônia de inauguração de um novo edifício do campus Osasco Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde foi cobrado por uma aluna do terceiro ano de Direito, Jamile Fernandes, pela conclusão de obras inacabadas na instituição.
De acordo com a aluna, apenas metade da obra foi inaugurada. “A obra não está concluída. O que está sendo inaugurada hoje é apenas metade da obra. Faltam moradias estudantis, restaurante e auditórios. A universidade não é verdadeiramente nossa, do corpo dissente apenas 8% são de alunos negros. Temos que trabalhar com a realidade”, contou Jamile.