Redação Rios
MANAUS (AM) – As obras de contenção de erosão, de aproximadamente 30 metros de profundidade, iniciaram nesta quinta-feira, 28/12, em área de risco na rua Hibisco, no Distrito Industrial II, zona Leste de Manaus. A ação é da Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seminf).
“Estávamos trabalhando na topografia desta área, que oferece muitos riscos, acentuados, inclusive, por conta do tráfego de carretas e caminhões”, explicou o secretário de Obras, Renato Junior, durante vistoria ao local.
Renato ressaltou que as equipes devem empregar a mesma qualidade de serviço implantada em outras áreas. “Será uma intervenção de pelo menos 60 dias. Vamos conter essa erosão a partir de parâmetros já empregados em outras áreas de Manaus. Vale ressaltar que o prefeito David Almeida trabalhou na contenção de outras 17 áreas de risco. Continuamos trabalhando em cinco áreas. Essa é a gestão que mais encarou esse problema e realizou obras de contenção”, disse o secretário.
Leia mais: No AM, estrada desaba e isola moradores de comunidade em Itacoatiara
A prefeitura atende ao chamado dos moradores neste mês de dezembro, em que o período chuvoso se agrava. Nesta primeira etapa, a equipe atua com a limpeza, realizando a retirada de todo tipo de entulho e lixo que contribuem para o desmoronamento.
O próximo passo será a execução do aterro, para, em seguida, ser implantado o sistema de drenagem profunda adequado e que suporte o volume das águas pluviais. Há algumas semanas, a prefeitura isolou e sinalizou a área, por medida de segurança.
As erosões ocorrem por conta do volume de águas pluviais e do rompimento de antigos equipamentos de drenagem.
* Com informações da Assessoria