Redação Rios
MANAUS (AM) – A Escola Estadual Antônio Lucena Bittencourt realizou o “Dia D” da família na escola, nesta sexta-feira, 11/9, onde recebeu os estudantes, familiares e membros da comunidade localizada no bairro Betânia, Zona Sul de Manaus. Foram realizados diferentes tipos de serviços, desde a emissão de documentos à orientação ocupacional.
Das 8h às 14h, a unidade de ensino da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar prestou serviços como: emissão de carteiras de identidade, orientação ocupacional, palestras sobre bullying e exploração sexual, inscrições no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e no Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), entre outros.
O gestor, Altamiro Castro, explicou que a escola tem o papel que vai além da sala de aula e que a EE Antônio Bittencourt tem o lema de prestar cidadania. Segundo o gestor, o “Dia D” da família na escola foi uma oportunidade de prestar esses serviços para os alunos e familiares.
Leia também: Alunos que tiveram a vida transformada pela educação no AM são destaques no Dia do Estudante
“É um momento de democracia e de cidadania. O lema da escola é ‘qualidade e cidadania’. Todos os dias, quando abrimos a escola para os nossos estudantes, nós procuramos sempre entregar uma educação de qualidade e, nesse momento, também estamos oferecendo o serviço de cidadania. Eu acredito, como pedagogo e profissional da educação, que a escola tem que sentir a presença da comunidade. O papel da educação vai além da sala de aula”, ressaltou o gestor.
Serviços próximos de casa
A escola contou com parcerias como o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A ação foi realizada, coincidentemente, no “Dia do Estudante”.
O aluno da 2ª série do Ensino Médio, Kauan Viana, de 17 anos, falou sobre a iniciativa na escola.
“Como tem bastante serviços sendo ofertados aqui, fica mais fácil já que nem todo mundo tem acesso. Eu, por exemplo, já vou fazer minha inscrição no Ciee e tirar minha nova identidade. A importância dessa ação é o fácil acesso a serviços como este”, comentou o aluno.
Além dos serviços documentais e jurídicos, foram oferecidos cortes de cabelo, barbearia, design de sobrancelhas, tranças e penteados, esmaltação e massagem.
*Com informações da assessoria