Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Há cerca de vinte anos, a Escola de Craques do Canaranas tem se dedicado a oferecer oportunidades valiosas para crianças e adolescentes da zona Norte de Manaus. Com treinos semanais, os jovens talentos têm a chance de competir em renomados campeonatos de base, promovendo não apenas o desenvolvimento esportivo, mas também o crescimento pessoal.
Os treinos ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre das 18h às 19h20, no Campo do Canaranas, localizado no Conjunto Canaranas, bairro Cidade Nova.
O presidente do projeto, Mauro Freitas, destaca a importância da iniciativa: “O principal objetivo da nossa escola é formar atletas, mas, acima de tudo, cidadãos de bem. O esporte é uma das ferramentas mais poderosas para a inclusão social, promovendo valores como respeito, trabalho em equipe e a união da comunidade”.
Leia mais: Rodri vence Bola de Ouro como melhor jogador do mundo em premiação controversa
Para garantir a participação, é cobrada apenas uma pequena taxa, tornando o projeto acessível a todos. Atualmente, as categorias atendidas incluem Sub-08, Sub-10 e Sub-12, proporcionando um espaço seguro e estruturado para o desenvolvimento esportivo das crianças.
“Tudo começou lá atrás com o antigo fundador Gilson Matias Duarte. que não está mais presente entre nós. Ele começou na Escola Estadual Cid Cabral e depois com o projeto Bom de Bola, veio para o campo do bairro. Foi apenas em 2020 que ele recebeu o nome de Escola de Craques do Canaranas”, contou o responsável.
Sob a liderança de Mauro e o apoio dos coordenadores, a escola firmou parcerias estratégicas, como a com o Clube Desportivo Librade, que possibilitam a participação em campeonatos importantes.
“Neste ano, estamos disputando o Amazonense de Base Sub-12 pela terceira vez, o que demonstra nosso crescimento e a qualidade do trabalho que vem sendo feito”, conclui.