Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Uma erosão muito próxima dos pilares da Ponte Rio Negro, um dos maiores acessos entre Manaus e Iranduba, tem causado preocupação entre internautas. Apesar das imagens mostrarem um dos pilares da ponte completamente exposto, especialistas ressaltam a profundidade das estacas que sustentam a obra.
O desmoronamento do solo no local, causado pelas fortes chuvas que atingem a região desde o início da semana, assustou muitas pessoas. Isso ocorre porque vídeos que circulam nas redes sociais apontam para um possível comprometimento de um dos pilares da ponte.
Leia também: Enem 2024: Amazonas registra 39,6% de abstenção e alcança a segunda maior taxa de ausência
De acordo com Robson Ferreira, vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), a parte da ponte em que aparece no vídeo, não se trata de um pilar, mas sim das estacas que sustentam o bloco de fundações. E segundo o responsável, essas estruturas foram moldadas com grande profundidade.
“Dificilmente essa erosão tenha criado qualquer instabilidade na estrutura, o tema ficará para técnicos da área“, salientou Robson Ferreira. A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) foi notificada sobre o incidente e, segundo a pasta, uma equipe de engenheiros foi enviada ao local para avaliar a situação e determinar as ações emergenciais.