Redação Rios
MANAUS (AM) – A grande estreia do curta-metragem “Meu Herói”, dirigido por Bruno Pereira, será realizada na noite deste sábado, 27/7, em Tumbira, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, em Iranduba, no interior do Amazonas.
Membros da equipe de produção e todo o elenco do curta-metragem se juntam à comunidade ribeirinha para ver, na “telona”, em pleno campo de areia de futebol, o resultado do trabalho executado em junho deste ano.
O projeto, contemplado na Lei Paulo Gustavo para ações na área do audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, conta com o apoio cultural da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), do Centro de Artes Integradas do Amazonas (Caia) e da Pousada Garrido.
Leia também: MITO 2024: Mostra de Teatro da UEA movimenta cena artística em Manaus
O filme, que se passa em uma típica sala de aula de uma escola ribeirinha, além de abordar temáticas relevantes, como a valorização da ciência e o combate ao garimpo, apresenta ao público um herói amazônico pouco retratado nas conversas do cotidiano, mas que possui um legado histórico grandioso.
O diretor e roteirista do filme, Bruno Pereira, conta que a ideia de abordar a história desse grande herói surgiu quando ele ainda estava no ensino fundamental.
“Eu não lembro qual era a série, mas eu lembro da história de Ajuricaba, que eu li, tinha uns quadros, e aí isso ficou desde então nos meus pensamentos. Quando eu terminei de escrever esse roteiro de ficção de um herói amazônico, na hora assim, de imediato, eu falei: eu tenho que escrever sobre esse herói. E praticamente surgiu assim essa questão de escrever o meu herói”, compartilhou o cineasta.
O herói do curta-metragem é interpretado pelo jovem ribeirinho Darlisson Ramoz, de 21 anos, que vivenciou a sua primeira experiência na 7ª arte. Ele compartilha sobre os desafios e qual a expectativa para a estreia.
“A minha expectativa tá muito grande, não só a minha, mas a de toda minha família e todos os meus amigos que viram ali o projeto acontecer e tal. Então, a gente tá muito ansioso pra poder ver o filme completo com todo o pessoal. É uma honra pra mim poder participar desse projeto. Só quero agradecer a cada um que me ajudou, que fez isso acontecer”, disse o jovem ator.
O curta-metragem, que apresenta paisagens exuberantes, experiências do povo ribeirinho, diálogos importantes e muitos talentos amazônicos, também será exibido em Manaus. As datas de exibição serão divulgadas pela equipe de produção nas próximas semanas.
Sinopse
O grande de dia chegou para os alunos da comunidade ribeirinha de Tumbira. Todos apresentarão seu herói e o que ele pode fazer para acabar com o covid-19 e o garimpo que tem assolado as comunidades ribeirinhas. Niara apresentará um herói esquecido que deixará todos boquiabertos.
*Com informações da assessoria