Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA-EST) denunciaram as condições precárias de alimentação e infraestrutura na instituição, localizada na avenida Darcy Vargas, bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus.
Conforme apuração do Portal RIOS DE NOTÍCIAS, alunos que preferiram não se identificar, reclamam do descaso da administração da unidade em relação à comunidade acadêmica, especialmente quanto à qualidade da alimentação oferecida no restaurante universitário (RU).
“Cheguei às 13h no RU e só tinha feijoada como proteína. E quem não pode comer carne de porco? Sinceramente, não sei até quando essa empresa vai fazer o que quiser e servir o que bem entender”, reclamou um universitário.
Leia também: Pacientes de UTI são transferidos às pressas após Hospital 28 de Agosto sofrer ‘apagão’
Outro ponto levantado pelos estudantes é a precariedade da estrutura do local. Entre as denúncias, foram relatados objetos encontrados nos alimentos, paredes sujas, portas e janelas quebradas, além de água contaminada sendo servida no campus.
“Além de não ter comida suficiente, o lixo e a imundice são visíveis. A escola está completamente mal cuidada, com instalações sujas, sem internet e até com água contaminada sendo servida. O refeitório é imundo, o que explica os ratos que passeiam pelos corredores. Estamos vendo uma escola sem direção. Vai acabar morrendo alguém aqui”, ressaltou um dos denunciantes.
Essa não é a primeira vez que os alunos denunciam problemas de limpeza e segurança alimentar no RU, incluindo a presença de objetos ou animais na comida. A situação tem gerado preocupação entre os estudantes, que questionam as condições de higiene e segurança da UEA.
“Os alunos estão revoltados com a gestão da unidade. Prometeram resolver os problemas do RU, mas o que aumentou foram os ratos circulando e a falta de estrutura nos banheiros e áreas comuns da escola”, enfatizou outro estudante.
Resposta
A reportagem entrou em contato com o Governo do Estado do Amazonas para um posicionamento sobre as reclamações dos alunos, que respondeu:
“A gestão superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) informa que todas as reclamações referentes ao Restaurante Universitário (R.U.) da Escola Superior de Tecnologia (EST) foram registradas e averiguadas pelo setor de qualidade da empresa que fornece as refeições. Denúncias de contaminações passam por um ritual cumprido pela empresa, onde tudo é notificado e analisado.
Quanto à parte estrutural do R.U., bem como de outros setores da EST, vem sendo reparada, revitalizada e adequada para melhor atender as necessidades de toda a comunidade acadêmica”, finalizou.