Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O município de Iranduba está no topo do ranking das 10 cidades mais violentas do Amazonas, aponta o estudo Cartografias da Violência na Amazônia, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). A capital, Manaus, aparece em quinto lugar no levantamento.
O estudo leva em conta a taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) registradas entre 2021 e 2023 no país. O município vizinho, a 31 quilômetros da capital amazonense, lidera o quantitativo com uma taxa trienal de 102,3 mortes violentas por 100 mil habitantes.
Leia também: PF deflagra operação contra garimpo ilegal no interior do Amazonas
Entre os fatores que trazem à tona essa realidade, está a forte presença de facções criminosas, crimes ambientais, como o tráfico de quelônios e a extração ilegal de minério, além de conflitos fundiários que contribuem para o cenário de violência em Iranduba.
Na sequência das cidades mais violentas, o município de Rio Preto da Eva ocupa o segundo lugar com uma taxa de 81,5, seguido por Tabatinga com 77,4. A capital, Manaus, aparece na 5ª posição com uma taxa de 52,6, o que a coloca entre as cidades mais violentas do estado.
Algumas cidades como Nhamundá e Santa Isabel do Rio Negro apresentam taxas de homicídios praticamente nulas, outras como Coari, Novo Airão e Manacapuru continuam a enfrentar altos índices de violência.
Amazonas é terceiro em mortes violentas
Na Amazônia, o Amazonas é terceiro estado em mortes violentas, ficando atrás do Acre e Amapá. Contudo, há queda no estado nos últimos três anos, sendo 1.672, em 2021; 1.531, em 2022 e 1.405, no ano de 2023.
Ano passado, as mortes violentas intencionais atingiram 8.603 vítimas na Amazônia Legal, com uma taxa de 32,3 homicídios a cada 100 mil habitantes, ainda superior à média nacional.
Resposta
A Prefeitura de Iranduba respondeu aos questionamentos do Portal RIOS DE NOTÍCIAS, com base no estudo divulgado sobre a violência na cidade. A administração municipal reconheceu um período crítico de violência presenciado na região. “Especialmente nos bairros Morada do Sol, Graça Lopes e Novo Amanhecer“. completou.
“No entanto, graças a uma parceria com o governo estadual, Polícia Militar e Civil, além de um trabalho intensivo das forças de segurança como Rocam e Força Tática, a violência foi reduzida significativamente. O prefeito enfatizou que, durante as festividades do 43º aniversário da cidade, não houve registros de ocorrências violentas, o que comprova a efetividade das ações“, finalizou a resposta.