Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Com mais de 50 anos de experiência nas telas da televisão amazonense, Baby Rizzato rememorou no programa “VumBora” da Rádio RIOS FM 95,7 uma rica retrospectiva das últimas cinco décadas da história da televisão no Estado intimamente ligadas com sua trajetória profissional.
O programa, conduzido por Mazé Mourão, reuniu duas mulheres ícones da rádio e televisão amazonense e também contou com a participação do ator e produtor Kid Mahall, amigo de longa data de Baby.
Durante o encontro, Baby contou que a ideia do livro “Luzes, Câmara, no Ar” surgiu na época em que entrevistaria um empresário da comunicação e televisão do Amazonas. O livro foi lançado no dia 12 de novembro de 2022 e aborda a história da televisão no Amazonas.
“Foi muito linda essa minha volta, porque no dia me chamaram para entrevistar o Dissica. Então, quando ele me chamou ele disse ‘eu quero ser entrevistado para contar a história da televisão’. O livro entrou aí, com a história da televisão. São 50 anos que eu vivi. Então, eu comecei a conversar comigo na frente do computador. Quando eu vi tinha quatro ou cinco capítulos”, afirmou Baby.
Uma das pioneiras na televisão do Estado, Baby contou detalhes de como era a produção de um programa. Na época, o apresentador era quem comandava e conduzia tanto a parte dos bastidores quanto a parte da execução das entrevistas e o restante do programa.
“Eu comecei fazendo televisão em preto e branco, sem ar condicionado, quase movido a lenha. Não tinha diretor e produtor. Tinha quem botava a câmera no ar e quem ia convidar as pessoas, quem ia bater as perguntas, quem apresentava o programa era quem fazia tudo”
Baby Rizzato, apresentadora
A amizade de Baby e Kid Mahall surgiu na década de 90, quando passaram a trabalhar juntos no programa Nosso Encontro. Na ocasião, Kid possuía pouca experiência com televisão. Foi então que Baby passou a ensinar tudo o que sabia para ele.
“Eu estava participando de uma comissão julgadora de um programa da rede, e de repente eu vi um cara meio louco. Sempre gostei das pessoas meio desequilibradas porque é ali que vem as grandes ideias”, disse Baby.
Após 43 anos apresentando o programa “Nosso Encontro”, exibido pela última vez em 2015, Baby retornou com ele, em agosto de 2022, com um novo formato mais voltado para entrevistas.
“Eu não queria mais aquela coisa de desfile de moda, eu queria algo mais sereno. Quando o Kid veio até mim, veio com o programa pronto. Como a gente sempre falou a mesma língua, a gente sempre teve o mesmo sentimento um pelo outro e pelo o que a gente faz, o programa veio na minha mão e eu gostei daquilo”
Baby Rizzato, apresentadora