Redação Rios
ESTADOS UNIDOS – Um ataque a tiros na noite da última quarta-feira, 25/10, abalou a cidade de Lewiston, no Estado de Maine, nos Estados Unidos. Pelo menos 22 pessoas perderam a vida e cerca de 60 ficaram feridas em um ataque que ocorreu em uma pista de boliche e em um bar.
Segundo informações das autoridades locais, o atirador, que ainda está foragido, fez o ataque primeiro na Sparetime Recreation, uma pista de boliche, atingindo pelo menos sete pessoas. Ele então foi para o Schemengees Bar & Grille, onde ele matou mais pessoas. Testemunhas descreveram o cenário como caótico. A pista de boliche fica a cerca de 6 km do bar.
O Xerife Eric Samson, comunicou que os policiais localizaram o veículo do suspeito em Lisbon, uma cidade a cerca de sete milhas a sudeste de Lewistone, mas o atirador não estava dentro do carro.
Documentos revelaram que o atirador havia sido internado em um centro de saúde mental durante o verão de 2023, relatando ouvir vozes e ameaças de atirar na base militar.
O presidente Joe Biden ofereceu total apoio federal após o ataque e conversou com autoridades estaduais, incluindo a governadora do Maine, Janet Mills, e legisladores. O prefeito de Lewiston, Carl Sheline, ofereceu “total apoio federal após esse terrível ataque”.
O prefeito de Lewiston, Carl Sheline, afirmou estar “com o coração partido por nossa cidade e nosso povo” em uma declaração após o ataque, informou a mídia local. “Lewiston é conhecida por sua força e coragem, e precisaremos de ambas nos dias que virão”, disse ele.
Hospitais, incluindo o Maine Medical Center, se prepararam para receber pacientes feridos, enquanto o suspeito continua foragido, podendo fazer novas vítimas.
O atirador aparentemente usou um fuzil do tipo AR-15, uma arma semiautomática equipada com ótica e dispositivos para recarga rápida, tornando a situação ainda mais crítica.
Devido ao que eles descrevem como uma situação dinâmica, o centro e outros hospitais da MaineHealth fecharam seus espaços para funcionários não hospitalares e não pacientes até novo aviso, disse o comunicado.
Ponto de encontro entre famílias
Um centro de reunificação para amigos e familiares procurarem seus entes queridos foi aberto na Auburn Middle School, disseram as autoridades, observando que conselheiros estariam no local para dar apoio.
*Com informações da Agência Estado