Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (IEADAM) promoveu, no sábado, 21/12, uma confraternização de fim de ano que reuniu o governador Wilson Lima (União), o prefeito David Almeida (Avante), e os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD). O encontro chamou atenção por unir figuras políticas que foram adversárias nas eleições municipais de 2024.
Durante o pleito, Braga e Omar apoiaram David Almeida, enquanto Wilson Lima esteve ao lado de Roberto Cidade (União) na disputa pela Prefeitura de Manaus. A articulação para reunir os líderes dos dois maiores grupos políticos do estado é creditada ao deputado federal Silas Câmara (Republicanos) e do pastor Jonatas Câmara, presidente da IEADAM e irmão do parlamentar.
Leia também: Fametro é a sexta maior universidade do país, aponta Inep
Apesar do simbolismo do evento, os políticos dos dois grupos foram recebidos em momentos distintos e não chegaram a se encontrar ou estar juntos ao mesmo tempo no local, evidenciando a rivalidade que ainda permeia as relações entre eles.
Embora o evento tenha foco na celebração natalina, há um pano de fundo político significativo. As igrejas exercem forte influência no eleitorado brasileiro, com o segmento evangélico representando 22% da população, o equivalente a 42 milhões de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o grupo religioso que mais cresceu nos últimos 30 anos.
Silas Câmara, líder da bancada evangélica no Congresso, representa um dos principais nomes desse movimento. A bancada evangélica conta atualmente com 218 deputados e 26 senadores, segundo dados do Congresso Nacional.
O Republicanos, partido de Câmara, concentra boa parte das lideranças evangélicas do Brasil, com 44 deputados eleitos, incluindo Hugo Motta (Republicanos-PB), apontado como favorito para suceder Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara no biênio 2025-2026.
A proximidade com lideranças evangélicas e o Republicanos se torna crucial para articulações políticas futuras, especialmente visando as eleições de 2026.
Vale lembrar que neste ano o Republicanos apoiou dois candidatos à prefeitura de Manaus: no primeiro turno, esteve com Roberto Cidade, mas, no segundo turno, alinhou-se a David Almeida, que saiu vitorioso.