Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Exército Brasileiro e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram o contrato para a reestruturação do Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), nessa terça-feira, 9/7.
A assinatura ocorreu na sede do Exército, com a participação do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Richard Fernandez Nunes, e do Diretor de Planejamento e Relacionamento Institucional do BNDES, Nelson Barbosa.
Leia mais: ‘Manaus Circus Sonante’ apresenta encontro musical com artistas de diferentes gerações
A duração do contrato é de 36 meses, via parceria público-privada, com o propósito de aumentar a eficiência dos serviços prestados à população. O BNDES deverá realizar um diagnóstico e definir o projeto que contribua para a valorização do empreendimento, preparando-o para uma futura licitação pública.
A previsão é de otimização da gestão do zoológico e reestruturação dos habitats, garantindo assim melhores condições para os animais e aprimorando as instalações para receber os visitantes.
A expectativa é de novos investimentos na parceria para a preservação e conservação de espécies amazônicas, além de introduzir novas atrações e programas educativos, fomentando a cultura e o turismo.
Tesouro amazônico
O Zoológico do CIGS teve sua origem em 1967. Atualmente, ocupa uma área de 45.000 m², coberta em sua maior parte por vegetação amazônica preservada, e possui em seu acervo somente animais amazônicos brasileiros, contando com um viveiro com mais de mil animais.