Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – As fortes chuvas do fim de semana causaram o desabamento de um muro, abrindo uma cratera no final da rua Conde, Núcleo 23, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. A preocupação dos moradores é que ocorram novos deslizamentos prejudicando as casas ao redor.
Na segunda-feira, 13/5, a equipe de reportagem do Portal RIOS DE NOTÍCIAS foi até o local para conversar com as pessoas que testemunharam o incidente. A moradora Carla Katrine, de 32 anos, é proprietária da casa que fica bem ao lado do barranco. A estrutura da sua casa já está comprometida, o muro da sua propriedade já sofre rachaduras, e ela menciona desespero por temer que um novo desabamento leve parte de seu terreno.
“A gente consegue ver aqui um precipício. Antigamente tinha um muro, mas esse muro também já estava condenado, prestes a cair. E aí, ontem [12/5] quando chegamos em casa, aconteceu essa situação [desabamento] e foi aquele desespero porque está bem na porta da minha casa. Eu tenho certeza que vai levar uma boa parte do meu terreno”, disse a moradora.
Leia também: Fala Manaus: parte de casa desaba após chuva na zona Norte da capital
Outro morador, o autônomo Jorge Ricardo Pereira Filho, de 44 anos, relata que o deslizamento rompeu os encanamentos da rua fazendo que as pessoas ficassem sem água desde o domingo, 12. A preocupação de Jorge é que a situação piore ainda mais.
“A situação é comprometedora, já passou do limite. Ontem [domingo], tinha um muro de contenção, ele desabou e rompeu a ligação da água. Inclusive, está descendo água demais. A Águas de Manaus vai começar a trabalhar para parar essa água. Esse é o cenário da situação que já está prejudicando os vizinhos. Daqui a pouco, a tendência é só aumentar e cada vez mais piorar a situação da comunidade”, relatou Jorge Ricardo.
No momento da reportagem a concessionária Águas de Manaus estava iniciando os trabalhos de manutenção para restabelecer o fornecimento de água da região.
Descaso
Os moradores afirmam que já entraram em contato com a Defesa Civil e outros órgãos competentes, que visitaram o local para avaliar a situação há cerca de um ano antes do desabamento do muro. No entanto, nunca retornaram para realizar as obras de manutenção.
Jorge Pereira Filho, morador local, expressa sua frustração, ele alega que outras reportagens de denúncia foram feitas ao longo desse tempo, porém o problema nunca foi resolvido.
“A gente não sabe a quem recorrer porque vários portais, jornais e televisão já vieram aqui e a gente não sabe mais o que fazer. Isso aqui é inadmissível. Tem moradores aqui e todos nós pagamos nosso IPTU para estar nessa situação de descaso. Isso é um descaso, já está comprometendo a igreja, o terreno da vizinha”, declarou o morador.
Resposta
Em resposta à REPORTAGEM, a Defesa Civil de Manaus afirmou que a situação é um problema antigo com um processo de reparo em andamento. No entanto, aguarda recursos de um pedido de empréstimo junto à Caixa Econômica para realizar o serviço. O órgão prometeu solicitar a aceleração do processo devido ao agravamento da situação.