Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A rua Parintins, no bairro Parque São Pedro, zona Oeste, é um exemplo de abandono pela Prefeitura de Manaus, conforme denunciam os moradores do local. A rua está repleta de buracos, impossibilitando o acesso de carros e serviços básicos, como caminhões de lixo e ambulâncias.
A equipe do Portal RIOS DE NOTÍCIAS visitou o local e conversou com moradores sobre os desafios diários. Durante as chuvas, a situação piora: sem asfalto e calçadas adequadas, a água invade as casas, causando acidentes.
“Durante as chuvas, aqui alaga tudo, e a água entra nas casas. As crianças passam e acabam se ferindo com o lixo. Minha filha já torceu o pé, e eu também já caí”, relatou a aposentada Leonilce de Oliveira, de 54 anos.
O vendedor Carlos Ramos, de 43 anos, expressou seu sentimento de abandono, mencionando que outras ruas do bairro foram asfaltadas, enquanto a Rua Parintins sofre com problemas há anos. “Cada chuva abre uma nova cratera. A prefeitura veio aqui asfaltou as ruas principais, mas nos informaram que a nossa rua não estava no cronograma”, afirmou Carlos.
A REPORTAGEM constatou que grande parte do asfalto já cedeu, deixando a rua no barro, sem meio-fio e sarjeta. Isso prejudica a higiene, pois o esgoto, em vez de seguir pelas laterais, invade a pista, acumulando sujeira e lodo. Moradores, por conta própria, tentam reduzir o problema, improvisando sarjetas com enxadas.
Outra questão crítica é o lixo. Devido às más condições da via, o caminhão de coleta seletiva não passa mais diariamente, recolhendo resíduos apenas duas vezes por semana, geralmente às segundas e quintas-feiras. Isso resulta em um acúmulo excessivo de lixo nas ruas, que é espalhado por cães, entupindo bueiros e que invadem junto com a água as casas durante as chuvas.
“Quando está sol, ainda dá para passar, mas, quando começa a chover, não dá mais. Fica difícil para o lixeiro passar. Eles passavam todos os dias e, agora, só estão passando duas vezes na semana, e a situação está complicada no nosso bairro”, relata o morador Olávio da Silva, de 46 anos, trabalhador da construção civil.
O que dizem as autoridades?
A reportagem questionou a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) sobre os horários da coleta de lixo e a frequência das equipes de limpeza nas ruas do Parque São Pedro. Também foi solicitado informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) sobre o cronograma de asfaltamento para saber quando a rua Parintins será contemplada.
A Seminf informou que a equipe técnica irá fazer a visita técnica na rua, e a partir disso, o serviço será introduzido na programação. Até o momento, não houve resposta da Semulsp. O espaço permanece aberto.