Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Há uma década, os moradores da rua Guapeva, na 4ª etapa do Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, aguardam o asfaltamento da via. A falta de pavimentação compromete a mobilidade e o acesso ao bairro, causando desconforto e prejuízos aos comerciantes e produtores locais.
A equipe de reportagem do Portal RIOS DE NOTÍCIAS foi até o local para conversar com os moradores e entender os problemas da região.
Os residentes relatam abandono e dificuldades de acesso na região, onde moram cerca de 300 famílias, incluindo grupos de produtores rurais que cultivam hortaliças, como cebolinha, açafrão e chicória. Devido à rua de barro e a lama acumulada, esses produtores enfrentam obstáculos para escoar sua produção, com caminhões frequentemente atolando ao buscar os produtos para transporte.
Emerson dos Santos, produtor de cheiro verde, faz um apelo para que a rua seja asfaltada “Tem mais de 300 famílias aqui que precisam de uma pavimentação boa, e nós estamos sofrendo faz tempo com isso aí, querendo trazer melhoria para o nosso bairro. Mas até agora não conseguimos nada ainda. A gente só quer mesmo que venham os benefícios necessários, do direito que a gente tem.”
Os serviços essenciais também estão sendo prejudicados pelas más condições da rua. De acordo com os moradores, o caminhão do lixo não entra mais na área, resultando na necessidade de transportar o lixo até a rua principal para coleta.
Além disso, os serviços de transporte por aplicativo se recusam a atender os passageiros, e a entrega de materiais de construção, bem como o fornecimento de água e gás de cozinha, também são afetados.
O Sr. Algenor Oliveira, que mora com sua mãe, de 92 anos, diz sofrer para levá-la ao médico e relata que vizinhos cadeirantes enfrentam a mesma dificuldade. Apenas pessoas conhecidas da região aceitam realizar o transporte dos moradores.
“Minha mãe tem 92 anos, e a situação é muito difícil para a gente sair daqui. Tem um rapaz ali que é cadeirante também, para ir para o médico é muito ruim para mim. Eu tenho que pedir ajuda para levar o pessoal, é para levar ela até ali fora para o Uber e vir pegar ali. Isso são pessoas que eu tenho conhecimento, porque não é qualquer um que vem aqui.”
Algenor Oliveira, lanterneiro e morador da região.
Educação prejudicada
A moradora Sônia Carvalho, de 33 anos, cobra o asfaltamento da rua para melhorar a qualidade de vida de sua família. Ela relata que muitas crianças da localidade ficam impedidas de ir para escola durante chuvas fortes, pois a rua alaga e se torna intransitável.
“Aqui tem muitas crianças que vão para a escola. E quando chove, não tem como elas irem, porque aqui parece um rio. Além disso, tem a minha mãe, que é idosa. Ela tem problema no joelho e não consegue sair, pois não tem como passar sem se molhar todo”, relatou a moradora.
A REPORTAGEM entrou em contato com Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) a fim de saber como está a programação de asfaltamento de ruas na região, a qual afirmou que os serviços de terraplanagem já foram programados para, na sequência, asfaltar a via.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), informa que a equipe técnica de engenharia trabalhou na rua Guapeva, no bairro Jorge Teixeira, até a parte pavimentada, com os serviços de manutenção.
A prefeitura informa, ainda, que a continuação do serviço, no trecho que se encontra em solo natural, foi programada pelos engenheiros para receber os serviços de terraplanagem e, na sequência, poder receber o asfalto.
Nota Seminf.